segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Site conhecido coloca Flamengo com apenas 2 títulos Brasileiros e 34 títulos para clubes de São Paulo utilizando critérios parciais, confira:



Durante décadas se discutiu o Campeonato Brasileiro por pontos corridos, até que em 2003, a CBF usou o bom senso, premiando o time que fazia a melhor campanha durante o ano, acabando com as chaves e mata-mata que muitas vezes favorecia apenas os times que jogavam por resultados ou que melhoravam apenas na reta final.


Veja abaixo quem foram os mais favorecidos, os prejudicados e algumas surpresas que deixará qualquer um boquiaberto.


Obs: a matéria será dividida, pois houve muitas mudanças durante esses mais de cinquenta anos de Campeonato Brasileiro.

Taça Brasil: 1959 – 1968: Nessa época o campeonato era mata-mata, perdia, vai para casa, o problema é que eram divididos por regiões, então as equipes do norte e nordeste se enfrentavam entre elas, e no outro chaveamento as do sul e sudeste se defrontavam, motivo que a semifinal era mais emocionante que a final, um exemplo: em 1960, Palmeiras e  Fluminense se encontraram na semi, houve um 0x0 em São Paulo, mas no Rio de Janeiro o Palmeiras venceu por 1×0, foi um jogo disputadíssimo. Na final, ao enfrentar o Fortaleza, o alviverde foi impiedoso, vencendo de 3×1 no Ceará e 8×2 no Pacaembu. Outros motivos que mudaram foi a forma de disputar, onde só disputavam os campeões regionais, então Corinthians e São Paulo nunca jogaram a Taça Brasil, já que ambos amargaram filas de títulos nessa época. Os campeões foram: Santos (5), Palmeiras (2), Cruzeiro, Botafogo e Bahia (1) cada, com exceção da equipe baiana, as demais não foram surpresas, pois eram os melhores times da época.

Roberto Gomes Pedrosa, Copa Brasil, Campeonato Nacional são os nomes que o campeonato já teve

Resumo 1967 – 1974: Ao ser inventada em 1967, a Roberto Gomes tinha o intuito de unir os maiores times do país, por isso, apenas os sete principais estados disputavam (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco). No ano de 1971, quase todos os estados do país possuíam representantes, o que esse campeonatos tinham em comum era que todos jogavam contra.  

Veja quem venceu e quem venceria se fossem por pontos corridos:

Ano 1967: O Palmeiras foi o campeão, se fosse pontos corridos, seria o Corinthians, o time do parque São Jorge, não ganhava título fazia tempo, foi derrotado por 1×0 para o rival no Morumbi e viu o alviverde comemorar. Em 1968 o campeão foi o Santos, quem merecia era o Palmeiras, que perdeu de 3×0 para o alvinegro praiano. Em 1969 novamente o título deveria ficar para o Corinthians, mas o Palmeiras quem levou. No ano de 1970 durante a disputa, o Cruzeiro de Dirceu Lopes foi levantado como o favorito, mas o Palmeiras fez a melhor campanha, no entanto no quadrangular final, Fluminense foi campeão.

Ano 1971: Atlético-MG jogava bem, mas para os críticos eles não tinham um grande time, e contava com a irreverência de Dadá Maravilha, o galo mineiro acabou campeão, mas quem mais pontuou na primeira fase foi o Corinthians, que merecia o título. Em 1972, Palmeiras entrou como favorito, foi o campeão e foi quem mais obteve pontos. Em 1973, Botafogo de Marinho Chagas era a sensação, mas o Palmeiras novamente foi o que mais teve ponto, as duas vezes foi campeão com mérito, e contava com o ídolo Ademir da Guia. No ano de 1974 o Vitória-BA chegou a chamar a atenção, com Mário Sérgio no ataque, mas o Grêmio foi o que mais pontuou, porém, o título ficou para o Vasco.

Campeonato Brasileiro e Taça de Ouro

Resumo de 1975 – 1986: Nos anos de 1980, o campeonato passou ser chamado Taça de Ouro, para o povo não reclamar de injustiça com relação ao time que mais fez pontos, resolveram fazer chaves, com isso, nem todos se enfrentavam, então imaginar quem seria campeão por pontos corridos passou a ser mais difícil, mas os críticos começaram a somar a fase de grupos e levantar os possíveis campeões. Alguns times somaram mais pontos, pois continuavam somando no mata mata, mas o que vale aqui é a fase de grupos.

No ano de 1975, o Internacional, atual heptacampeão gaúcho, entrava como favorito, durante o campeonato jogava como vencedor, alguns achavam que o Cruzeiro na final poderia ofuscar o Inter, pois, os mineiros tinham um grande time, mas merecidamente o Internacional foi vencedor, pois foi o que mais acumulou pontos. Em 1976, Fluminense e Internacional entraram como favoritos, durante a disputa o Inter jogou melhor, chegou à final, e mais uma vez por méritos levou o troféu para casa, sendo novamente o que mais somou, alguns especialistas, acham que se fosse pontos corridos o Fluminense bicampeão carioca levaria, mas isso não tem como saber. No ano de 1977, ocorreu injustiça grande, o Atlético-MG foi vice-invicto, era o favorito, jogou bem a competição, teve Reinado como artilheiro, foi o que mais obteve pontos, porém, perdeu a final para o São Paulo que contava com a experiência de Rubens Minelli como técnico (ele havia vencido pelo Internacional em 1975/1976), mas até para os são paulinos, se fosse por pontos corridos, aquele time não ganhava. Chegamos em 1978, ano que Guarani foi campeão, o Internacional de Falcão era o favorito, na soma total de pontos foi o que mais acumulou, entretanto, se juntarmos a primeira e segunda fase, o campeão seria o Santa Cruz de Recife. Em 1979 o Internacional foi o que mais fez pontos e acabou campeão, todavia, se pegarmos as duas primeiras fases, o Flamengo seria o campeão, e ainda nesse ano o Palmeiras foi levantado como favorito.

Em 1980, o atual campeão Internacional foi levantado como favorito, porém, o Atlético Mineiro dominou de ponta a ponta, merecia muito o título, mas foi prejudicado pelo regulamento e pelo apito, o Flamengo foi o campeão brasileiro. Agora em 1981 se somarmos até as quartas, o Vasco foi o que mais pontuou, mas nas duas fases de grupo o campeão seria o Santos, a final foi entre Grêmio e São Paulo, o time paulista era o favorito, entretanto, perdeu as duas partidas para os gaúchos, e só para lembrar, mesmo assim o São Paulo vice-campeão teve mais pontos que o Grêmio campeão. No ano de 1982, o Flamengo provou ser um super time, pois, foi campeão mundial no final de 1981, entrou absolutamente como favorito, na soma geral de pontos foi o que mais pontuou, mas nas duas fases, o Guarani seria o campeão, o time de Campinas teve um dos ataques mais poderosos da história da competição, com Jorge Mendonça e Careca. Agora em 1983, durante o campeonato, Santos era o que mais chamava atenção, o Atlético-MG foi o que mais somou pontos. Nas fase de grupos Palmeiras e São Paulo, foram os que mais somaram, porém, como o time do Morumbi chegou mais longe, vamos considerar o São Paulo como o merecedor do título, quem acabou campeão foi o Flamengo que derrotou o Santos (que mesmo assim, terminou com mais pontos que o Flamengo).

Chegamos em 1984, durante a competição o Vasco foi apontado favorito com seu ataque poderoso, que contava com Roberto Dinamite. Fluminense foi o que mais somou e acabou  sendo campeão, mas nas fases de grupos, o Santos seria o vencedor, alguns acham que se fosse pontos corridos o Corinthians bi campeão paulista com Sócrates e Casagrande poderia levar, não se esquecendo do Grêmio que entrou como um dos prováveis campeões.

Agora em 1985, foi bagunça demais, inventaram campeão do primeiro e do segundo turno, por isso a equipe do Coritiba que ficou abaixo de vários times, se classificou somente porque jogou bem o segundo turno, graças inteligência do técnico Ênio Andrade (campeão em 1979 pelo Inter e, 1981 pelo Grêmio), o time que mais somou foi o Sport, porém a equipe pernambucana veio de um grupo mais fraco, o Bangu foi o que mais chamava atenção, e o Bahia foi o melhor time no grupo dos grandes. Na final, o Coritiba venceu a competição contra o Bangu, o time carioca tinha 17 pontos a mais que o time do Paraná, lembrando que na classificação geral, o Coritiba ficaria em sétimo, o alviverde com certeza não seria campeão se fosse pontos corridos. Em 1986 o São Paulo que acabou campeão era super candidato (para alguns, foi o melhor São Paulo da história), tinha um time de estrelas como: Careca, Muller e Silas, na classificação geral o Guarani seria o campeão, por ter mais pontos.

Copa União, João Havelange e Campeonato Brasileiro

Os times grandes se unem, exigem um campeonato mais forte, onde todos se enfrentam com primeira e segunda divisão, se desvinculando de vez do campeonato regional (que dava classificação ao campeonato brasileiro), mas claro, nada foi fácil no começo e a injustiça passa ser mais visível novamente.

No ano de 1987, o campeonato nacional é repleto de clássicos, entretanto, até hoje se discute a palhaçada, quem foi campeão, Sport ou Flamengo? O que eu sei, que se o campeonato fosse por pontos corridos, o Atlético/MG seria campeão com folga, no primeiro turno o Internacional, que terminou como vice da competição, fez uma campanha grandiosa, mas caiu muito no segundo turno, o galo mineiro dominou de ponta a ponta, perdendo a semifinal para o Flamengo.

No ano de 1988 o Vasco disparou, mas também não foi o campeão, durante a competição o Internacional jogava um bonito futebol com o artilheiro Nilson, porém, o Bahia do técnico Evaristo Macedo ficou com a taça, tendo menos pontos que o Internacional, o Bahia que tinha um futebol de raça, também não tinha time para os pontos corridos.

No ano de 1989 o São Paulo campeão paulista era o franco favorito, e o Vasco foi o que mais somou, na final derrotou o time paulista na casa do adversário, e merecidamente foi campeão.

Chegamos em 1990, onde o Bragantino foi o time que mais atraia atenção, mas o Grêmio merecia o título pela pontuação, o Corinthians que terminou em sétimo, foi o campeão, o alvinegro paulista jogou muito nas últimas rodadas, comandado por Neto, mas não tinha time, caso fosse pontos corridos.

Em 1991, novamente o Bragantino vira sensação com Mauro Silva, mas o São Paulo é o time de melhor campanha,e com méritos foi o campeão. Outro campeonato agitado foi o de 1992, onde o Vasco foi o que mais somou pontos, teria que ser o campeão. Na segunda fase, o Bragantino foi o que mais pontuou,porém o campeão foi o Flamengo, que apesar de ter jogado muito na segunda fase e na final, a equipe rubra negra que era comandada pelo veterano Júnior, não tinha condições caso o campeonato fosse por pontos corridos.

Em 1993, as palhaçadas voltaram, assim como em 1985 e 1987, novamente juntaram a primeira e segunda divisão, então foram feitas quatro chaves, o Corinthians foi o que mais pontuou na primeira fase, na segunda foi o Palmeiras, na classificação geral, o alviverde paulista que era favorito, foi o que mais somou, chegou à final, e foi o campeão brasileiro.

Em 1994 o campeonato continuava com chaves, o Palmeiras entrou como favorito, fez a melhor campanha e foi campeão no time contava com Evair e Edmundo. No ano de 1995, Santos empolgava a todos com seu futebol ofensivo, mas o Botafogo foi o que mais pontuou e terminou campeão.

Muita polêmica em 1996, o motivo foi que as quatro melhores equipes foram eliminadas nas quartas (Cruzeiro, Guarani, Palmeiras e Atlético/PR), a semifinal foi disputada entre o quinto e oitavo colocado (Atlético/MG, Grêmio, Goiás e Portuguesa), por mérito o Cruzeiro merecia ser o campeão, porém, o Grêmio que entrou como favorito, acabou campeão, o time gaúcho terminou em sexto na classificação geral.

No ano de 1997, não houve problemas, o Vasco era o melhor, foi o que mais somou e merecidamente foi o campeão, o vice foi o Palmeiras que na classificação geral ficou em oitavo.  A mesma coisa aconteceu em 1998, Corinthians foi o melhor time, muitos achavam que na final poderia dar Cruzeiro, perante o crescimento do time mineiro, mas de forma justa o título ficou para o Corinthian. Não foi diferente em 1999, Corinthians ficou na liderança por toda a competição, a final contra o Atlético-MG foi questionada, pois, o time de Minas era muito ofensivo, entretanto, o Corinthians venceu.

Não preciso falar que em 2000 foi o festival de palhaçadas, onde as três divisões foram juntadas, Cruzeiro fez a melhor campanha, nas oitavas o São Caetano, que veio de uma divisão abaixo, deu show, e o título ficou para o Vasco, que era um dos favoritos. Em 2001 o time do ABC, São Caetano, fez uma campanha de campeão, merecia o título, mas perdeu para o Atlético-PR que ficou em segundo lugar na classificação geral.

Finalizando em 2002, último ano, antes da época dos pontos corridos, o São Paulo tinha um time fabuloso, com Kaká e Luis Fabiano, nunca perderia se fosse pontos corridos, mas foi eliminado pelo Santos nas oitavas, que acabou o campeão, o time da Vila Belmiro ficou em oitavo lugar na classificação geral.

Como vimos, foram mais de quarenta anos com muitas injustiças, os mais jovens desacreditam de como era ridículo os campeonatos dos anos de 1970, onde em 1979 tivemos a participação de 94 times, pior que hoje, ainda há quem é favor da volta das quartas de final.

Veja abaixo, como seria se desde o começo fosse pontos corridos.
Ps: entre parênteses, o número de título de cada time:

Palmeiras (9)
Santos e Corinthians (8) cada um;
Cruzeiro e São Paulo (6) cada um;
Vasco (4)
Atlético/MG (3)
Botafogo, Grêmio, Internacional, Flamengo, Bahia, Guarani e Fluminense (2) cada um;
Santa Cruz e São Caetano (1) cada um.
Obs²: Isso tudo é uma dedução minha, alguns campeonatos seria realmente o que está escrito acima, mas, outros como eu disse, são difíceis de adivinhar, pois, eram eliminatórios, onde muitos times grandes não se cruzavam.

Fonte: Torcedores.com (Adriano Coelho)

Um comentário: