sábado, 3 de junho de 2017

1992 - Jogos Históricos (Flamengo 2 X 2 Botafogo/RJ) / Penta-Campeão Brasileiro



No jogo decisivo a festa estava preparada para o pentacampeonato brasileiro depois de ter massacrado o Botafogo na primeira partida da final, no dia 12 de julho de 1992 quando venceu por 3 a 0. 


Na segunda-feira, após a primeira partida da final, um animado churrasco dos quais participaram jogadores do Flamengo e mais especialmente o Alvinegro, naquela época, Renato Gaúcho, definiu um grande desfalque para o Botafogo.

Não tem como se esquecer daquele segundo jogo, o que serviu para deixar todos rubro-negros ligados na TV ou lotarem o Maracanã. Mas para quem achava que o time entraria em clima de festa, apenas para administrar, se surpreendeu com a determinação daquela equipe. O Maestro Júnior, o vovô, com seus 38 anos, tratou de fazer com os botafoguenses mais otimistas desligassem suas TVs ou deixassem o maraca após cobrar falta com perfeição aos 42 minutos do primeiro tempo. Aos 10 da segunda etapa, o atacante Julio Cesar ampliou a vantagem. Todos comemoravam já pela conquista do quinto título. O Botafogo ainda arranjou fôlego para diminuir a humilhação, com Picheti aos 38 e Valdeir aos 43. 

Era nosso quinto título brasileiro, que comemoramos como nunca, talvez prevendo que uma grande seca de 17 anos viria e que só terminaria em 2009 com Adriano, Petkovic e Companhia.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 X 2 BOTAFOGO

FLAMENGO: Gilmar; Charles Guerreiro, Gelson, Wilson Gottardo e Fabinho, depois Mauro; Uidemar, Júnior e Zinho; Julio César, Gaúcho, depois Djalminha, e Piá. Técnico: Carlinhos

BOTAFOGO: Ricardo Cruz; Odemilson, Renê, Marcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Vivinho, depois Jéferson Gaúcho, Chicão, depois  Pichetti e Valdeir. Técnico: Gil.

Gols: Junior aos 42′ do 1º Tempo; Julio César aos 10′, Pichetti aos 38′ e Valdeir 43 do 2º Tempo

Local: Maracanã
Data: 19/07/1992
Juiz: José Roberto Wright
Público: 102.547
Renda: Cr$ 1.936.000,00
Expulsões: Renê e Wilson Gottardo

Fonte: http://flamengo-noticia.blogspot.com.br/

7 comentários:

  1. Renato Gaúcho entregou no primeiro jogo. Embolava no ataque do Botafogo e dando espaço para o lateral Piá, que depois sumiu.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKK FLAMENGO ATROPELOU MAS O CHORO ATÉ HOJE É LIVRE

    ResponderExcluir
  3. O publico está errado, eu fui nesse jogo e ninca me esqueci... 122mil pagantes e 145mil presentes

    ResponderExcluir
  4. tb fui e nao me esqueço o público sendo 144.000 entre pagantes e não pagantes.

    ResponderExcluir
  5. Lembro muito bem desse jogão é o canto da torcida era Chicão cabeçudo e orelhudo

    ResponderExcluir
  6. Tava nesse jogo só não lembro o público! O jogo anterior o Flamengo tinha vencido por 3 a 0 e caiu a arquibancada várias pessoas se machucaram

    ResponderExcluir