terça-feira, 11 de setembro de 2018

CBF libera Fagner para enfrentar o Flamengo

A volta de Fagner aos treinos com bola nesta segunda-feira agitou torcedores de Corinthians e Flamengo, que se enfrentam na quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.


A presença do lateral-direito em campo surpreendeu, já que ele se machucou há 12 dias e tinha retorno previsto em três ou quatro semanas, e também levantou a possibilidade de ele jogar a decisão desta quarta pelo Corinthians.


Porém, nas redes sociais, a participação de Fagner na partida contra o Flamengo passou a ser questionada por muitos torcedores rubro-negros, que compartilharam o seguinte trecho de um texto do site Universidade do Futebol (veja aqui), baseado em regulamentos da Fifa:

"A Fifa estabelece que nos casos em que o jogador não queira ou não possa atender a uma convocação, não poderá também, jogar pelo seu clube durante o período de liberação, acrescido, ainda de 5 dias, ou seja, caso o clube não libere o jogador para uma partida amistosa prevista em data oficial, por este estar lesionado, não poderá jogar pelo clube nas 48 horas que antecedem a partida; no dia da partida e 5 dias após esta data."





Em resumo, o jogador não poderia defender o Corinthians pois fora convocado para os amistosos da seleção brasileira contra Estados Unidos e El Salvador. De acordo com estas publicações, mesmo tendo sido cortado da lista de Tite, Fagner não poderia entrar em campo pelo Timão até cinco dias após o amistoso desta terça.

O anexo I do Regulamento de Status e Transferência de Jogadores da Fifa mostra que os prazos de "carência" da utilização do jogador por seu clube só valem em casos de recusa da convocação – e não por lesão.

Trecho do artigo 4, com título Jogadores Lesionados, diz: "Um jogador que, por causa de lesão ou doença, esteja impossibilitado de atender a uma convocação, se a associação pedir, concorda em passar por um exame médico por um doutor da escolha da confederação".

Já o artigo 5, Restrições em Jogos, não cita lesões: "Um jogador que tenha sido chamado por uma associação não está, a não ser que a associação concorde, habilitado a jogar pelo clube no qual está registrado durante o período em que ele foi dispensado e deveria estar na seleção, mais um perido adicional de cinco dias".

Alertada sobre a repercussão nas redes sociais, a diretoria corintiana decidiu consultar o seu departamento jurídico, que garantiu que Fagner está apto a atuar, pois sua desconvocação foi anunciada pela CBF no último dia 2. Isso quer dizer que, para a Fifa, ele não faz parte da seleção brasileira no momento, o que o libera para jogar sem restrições.

Por meio de nota oficial, o clube afirmou:

"Caso o atleta Fagner tenha condições de atuar na próxima quarta-feira, não há impedimento jurídico para que ele entre em campo, devido à desconvocação da seleção."

Antes de Fagner ser cortado dos amistosos, os médicos do Corinthians e da Seleção conversaram, e o clube enviou exames à entidade atestando que o atleta não teria condições de atuar por conta de uma lesão muscular sofrida no jogo contra o Colo-Colo, do Chile, pela Libertadores.

A CBF também entende que Fagner pode atuar na Copa do Brasil nesta quarta-feira. A entidade avalia que, como o jogador foi desconvocado, a sanção imposta pelo regulamento da Fifa não se aplica a ele.

A presença do camisa 23 na semifinal da Copa do Brasil, porém, ainda depende da evolução física e clínica dele. O Timão encerra a preparação para enfrentar o Flamengo na tarde desta terça-feira e, na sequência, embarca para o Rio de Janeiro.

Mantuan, que foi titular da lateral direita nos últimos três jogos, fez tratamento na parte interna do CT nesta segunda-feira. Ele sentiu dores na coxa direita e foi substituído no Dérbi.

Caso ele e Fagner não possam atuar, o técnico Jair Ventura pode improvisar o volante Gabriel na posição, assim como fez no clássico. Paulo Roberto também é alternativa.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário