terça-feira, 29 de novembro de 2016

Folha de São Paulo desrespeita Chapecoense e usa o Flamengo.



A Chapecoense é um raro exemplo de sucesso no futebol brasileiro dentro e fora do campo.


O Furacão do Oeste catarinense pegou a experiência de sucesso dos empresários locais (da indústria de carne) para subir a cada ano no mundo da bola.

Ao contrário dos grandes clubes brasileiros, a Chapecoense tem um orçamento enxuto, executivos de sucesso na iniciativa privada no comando e jogadores desconhecidos ganhando salários "realistas".

A fórmula deu certo novamente neste ano. O time da cidade de apenas 200 mil habitantes ganhou o campeonato catarinense, está em nono lugar no Brasileiro e chegou na final do torneio continental.

Desde 2008, quando os executivos locais decidiram investir no futebol, a Chapecoense teve uma ascensão rápida. A equipe pulou da Série D para a A em cinco anos.

Desde 2014, o time está na elite do futebol nacional.

No início do ano, quando fui fazer uma reportagem sobre a experiência de sucesso do agronegócio no futebol, os dirigentes me contaram que o orçamento para 2016 seria de cerca de R$ 45 milhões (quase dez vezes menor ao do Flamengo, que pretende gastar R$ 400 milhões em 2016).

"Dinheiro demais também pode atrapalhar. O importante é saber gastar e conseguir se sustentar sem depender dos outros", contou o presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, Plínio David De Nês Filho, o Maninho.

"O nosso modelo evita depender dos cofres públicos. Acreditamos que a prefeitura não precisa investir no futebol, mas na educação e na saúde da população", acrescentou Maninho, que por pouco não embarcou no avião. Ele ficou em São Paulo.

Sério Rangel

7 comentários:

  1. Quem depende de dinheiro publico eh o Corintia

    ResponderExcluir
  2. Quem depende de dinheiro publico eh o Corintia

    ResponderExcluir
  3. A comparação não faz sentido, são dimensões financeiras díspares. Parabéns à eficiência dos empresários e executivos do agro negócio dessa progressiva cidade de 200 mil habitantes, mas o Flamengo tem milhões de torcedores, é uma marca que movimenta muito dinheiro, ser 10 vezes maior ainda é pouco!

    ResponderExcluir
  4. quem tem estadio com dinheiro publico e ajudas sao o palmeiras e o corinthias

    ResponderExcluir
  5. Falta De Respeito Ao Citar O Nome Do Flamengo, Pois O Flamengo Não Tem Nada A Ver Com Isso e Essa Porcaria Desse Jornal Tem Que Ser É Processado, Falta De Respeito Com O Mengão!

    ResponderExcluir
  6. Flamengo Nunca Dependeu De Dinheiro Público, Pois Só A Renda Do Mengão No Maracanã Prova Que Nós Não Dependemos De Dinheiro Público.

    ResponderExcluir