segunda-feira, 4 de maio de 2015

Benfica, o exemplo a ser seguido pelo Flamengo

Em uma outra matéria em que falo sobre o programa sócio torcedor do Flamengo, coloquei que os rubro-negros estão divididos em 4 tipos: o emocional, o racional, o conformado e o impossibilitado.

O emocional é aquele que vira sócio-torcedor pelo simples fato de ajudar o clube. É aquele que não se importa se há ou não benefícios, ele nunca pensará duas vezes em tirar um pouco do seu para dar ao clube.

O racional é aquele que por mais que ame o clube, enxerga o sócio-torcedor como um investimento. É aquele que sempre pensará se o seu dinheiro está tendo um retorno, se os benefícios vão valer a pena.

O conformado é aquele que está satisfeito com os benefícios que o programa já está dando. Se mudar pra melhor será apenas um bônus extra.

O impossibilitado é aquele que até gostaria de fazer parte do programa, mas não pode por conta de valores não compatíveis com seu orçamento ou por não ter cartão de crédito.

Lembrando de que todos são rubro-negros, nem menos e nem mais.

E a pergunta é: “será que o plano sócio torcedor do Flamengo está atraindo todos os tipos de torcedores?”

E a resposta é não. Os emocionais e os conformados sim, mas os racionais e os impossibilitados, não!

E também deixando claro de que o discurso, “seja sócio e ponto!” não funciona, pois somos 40 milhões de torcedores, e sendo assim, 40 milhões de pessoas que pensam diferentes umas das outras.

E mediante tudo isso, o Flamengo tenta se espelhar no Benfica, clube com o maior número de sócios-torcedores do mundo. Mas o que faz o Benfica ter tanto sucesso nesse quesito?

O clube é considerado modelo de relacionamento com os torcedores. Seu programa tem mais de 230 mil sócios, o que representa algo em torno de 4% de sua torcida. Uma guinada que começou em 2005 e hoje representa em média 14 milhões de euros (41 milhões de reais) anuais aos cofres do clube. Foi neste ano que o clube português lançou um novo conceito de programa, um que não só se baseasse em pagar o ingresso mais barato e de ter direito a voto para presidente, e sim, um programa de fidelidade com seu torcedor.

Essa fidelização dá ao sócio-torcedor, além de um lugar no Estádio da Luz ou obter desconto em ingresso, a possibilidade de pagar menos em restaurantes, lojas, teatros, mercados, postos de gasolina e muitos outros produtos e serviços. Logo no primeiro ano do novo formato, o número de sócios subiu de 94 mil para 156 mil.

O programa sócio-torcedor do Benfica não traz benefícios para seus adeptos apenas no meio esportivo e sim em todo seu cotidiano.

O kit que o Flamengo lançou recentemente, foi baseado em outra ideia do programa lusitano. O kit básico de sócio do Benfica sai por 25 euros, aproximadamente R$ 90, e dá direito a poder usufruir todas as facilidades do clube por três meses. Prontamente, o torcedor ganha um cachecol do clube e uma carteirinha de identificação.

Entre muitos dos benefícios, chama a atenção o cartão de crédito do clube, que credita bônus a cada gol marcado pelo time.

Mas será que é difícil se cadastrar nesse programa do Benfica?

Não mesmo. É só ir em um dos “3 mil postos” de cadastramento do programa, como por exemplo o Estádio da Luz, fazer o cadastro com as informações básicas, como nome, estado civil, data de nascimento e etc. Demora em torno de 5 minutos, depois eles pegam esse cadastro e fazem seu cartão, 10 minutos depois você é sócio do clube de maior benefícios do mundo.

São 4 tipos de planos de sócios no Benfica:

Infantil (de 0 à 13 anos de idade): aproximadamente 10 reais mensais;
Juvenil (de 14 à 17 anos de idade): aproximadamente 20 reais mensais;
Correspondente (maiores de 18 anos,  residentes a mais de 50 km do perímetro da cidade de Lisboa): aproximadamente: aproximadamente 29 reais mensais;
Efetivo (maiores de 18 anos): aproximadamente 40 reais mensais.
O atual programa do Flamengo ainda está longe do ideal, mas a diretoria está trabalhando para as melhorias. Na teoria tudo é mais fácil, o complicado é a prática. Mas se o Flamengo está realmente se espelhando no Benfica, o caminho está mais do que certo.

Imagine o Flamengo chegando a 4% de sócios-torcedores, oque representaria 1,6 milhões de adeptos. Se pensarmos que o preço médio da mensalidade seria de 30 reais, seriam 576 milhões anuais aos cofres rubro-negros. Isso representaria ser um clube “europeu” nas Américas, representaria ter poder econômico pra construir seu estádio por seus próprios meios, representaria sonhar com qualquer jogador do mundo, enfim, representaria uma grande possibilidade de ver a cena em que o nosso capitão levanta uma taça em Tóquio, sendo repetida por muitas vezes.

Flamengo, um gigante que está acordando.

Fonte: Rodrigo Ferreira

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