sábado, 7 de março de 2020

Com Amazon, Flamengo pretende vender direitos de TV e transmitir seus jogos pela internet


O contrato a ser assinado entre Flamengo e Amazon, gigante norte-americana de tecnologia e comunicação, não é visto nos bastidores do clube como um simples acordo de patrocínio.

O contrato que, inicialmente, prevê a entrada de R$ 38 milhões por ano em troca da parte frontal da camisa rubro-negra é apenas mais um pedaço do processo de ampliação da “FlaTV”.

A expectativa é de que em pouco tempo as receitas sejam elevadas a patamares estratosféricos, com o clube produzindo e negociando sua programação esportiva por streaming, incluindo a transmissão dos jogos de várias modalidades.

O negócio segue modelos já experimentados nos Estados Unidos e na Europa, mas depende da aprovação da Lei Geral do Esporte (PLS 68/2017), que substituiria a Lei Pelé, legitimando o direito de transmissão de eventos pela internet.

Em seu Artigo 206, os juristas que elaboraram o anteprojeto preveem que o clube o mandante da partida seja o detentor dos direitos de transmissão.

O Projeto de Lei está parado no Senado à espera de aprovação e este foi um dos temas tratados no encontro que a cúpula do Flamengo teve com o presidente da República Jair Bolsonaro, em Brasília, após a conquista da Supercopa do Brasil.

No início dessa semana, a Amazon anunciou a aliança com a YES Network para transmitir em seu Primer Vídeo 21 partidas da temporada 2020 do New York Yankees na Major League Baseball (MLB).

A YES (Yankee Entertainment and Sports Network) é uma rede regional de esportes americanos de tv por assinatura que pertence à sociedade entre a Yankee Globo Enterprise, a Sinclair Broadcast Group, a RedBird Capital e a Mubadala Investment Company.

As transmissões terão estatísticas ao vivo, detalhes do time, do jogador e do jogo, tudo em tempo real.

Algo que o Flamengo já tenta fazer, mas sem exibição de imagens.

Na Europa, clubes como Real Madrid e Barcelona já desenvolvem seus canais de streaming com transmissões em espanhol e inglês.

E foi também isso que o presidente Rodolfo Landim, o vice de relações externas Luiz Eduardo Baptista (o Bap), o de marketing Gustavo Oliveira e o das embaixadas e consulados Maurício Mattos foram conhecer mais de perto antes de se sentar com representantes da Amazon.

A comitiva rubro-negra aproveitou a agenda para fechar acordo com a Dugout, plataforma global de conteúdo digital, que já atende a cem clubes espalhados pelo mundo, dentre os quais os próprios Real Madrid e Barcelona.

Ou seja: o Flamengo se mostra um clube cada vez mais antenado à nova era…

Fonte: Blog do Gilmar Ferreira

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