segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Flamengo vira problema e solução para a Globo SP no fim do ano


O Flamengo tem dez pontos de vantagem para o Palmeiras na classificação do Brasileirão 2019, e faltam apenas seis rodadas para o fim da competição. 

Convenhamos, o time rubro-negro já é o virtual campeão nacional. Só uma catástrofe tiraria essa diferença em tão pouco tempo. Tão boa campanha chama a atenção do país inteiro e rende ótimas audiências para a Globo inclusive em São Paulo. Mas causa outros problemas para a emissora.

A partir de agora, o Brasileirão será um campeonato quase que de cumprimento de tabela para Palmeiras, praticamente assegurado inclusive na fase de grupos da Libertadores de 2020, e para o Santos, que está próximo do mesmo feito. Restarão São Paulo e Corinthians, ambos cambaleantes, brigando por vagas na fase preliminar da competição continental. O time tricolor, com sorte, pode até pegar G-4, mas não está jogando para isso.

O normal é que ocorra cada vez mais um desinteresse dos paulistas pela competição. Com esse sentimento, é claro, menos audiência. No fim do ano, a TV passa a competir com o calor, domingos de sol, férias, e todo outro tipo de diversão. Famílias com crianças pequenas podem preferir ir ver o Papai Noel no shopping do que ficar em casa por um jogo de um campeonato já resolvido.

Os jogos mais recentes do São Paulo em domingos, por exemplo, já desabaram. Tanto contra Avaí, como contra o Atlético-MG, foram 20 pontos no Ibope em SP. A média do Tricolor na competição beirava os 24 pontos, já caiu para 23.

A “culpa” disso é do Flamengo, com sua campanha inacreditável que já soma 77 pontos, suficientes para título em qualquer outra edição do Brasileirão em pontos corridos com 20 clubes. Mas o time rubro-negro também pode ser solução para a emissora em São Paulo. Os 28 pontos marcados na goleada recentes sobre o Corinthians tinham, é claro, o componente da maior torcida paulista, mas foram muito superiores aos 22 registrados por Fluminense 1 x 0 Corinthians em 15 de setembro.

O Flamengo este ano já rendeu audiências na casa dos 30 pontos em São Paulo na Libertadores sem enfrentar times paulistas. Aconteceu nos dois jogos da semifinal da competição continental contra o Grêmio. As expectativas para a final única contra o River Plate, no dia 23 de novembro, são ótimas e só não melhores por ser em um sábado à tarde, horário que costuma dar menos audiência que as tradicionais tardes de domingo e noites de quarta-feira.

Mas a própria conquista do título do Brasileirão, ou a oficialização dela, pode ocorrer em um jogo transmitido para São Paulo. Uma simulação não muito improvável que fiz aqui daria o troféu ao Flamengo no duelo diante do Palmeiras, no dia 1 de dezembro, no Allianz Parque. A partida está sinalizada como da TV Globo na tabela oficial da CBF em um domingo às 16h. Mais uma chance de pontuação boa no Ibope.

E tem mais: caso o Flamengo saia vencedor da decisão contra o River Plate em Lima, no Peru, o time rubro-negro ainda será atração no Mundial de Clubes da Fifa, que a Globo vai transmitir em dezembro. A emissora deve mostrar o torneio inclusive se o time argentino for o representante da Conmebol, mas, convenhamos, a diferença de audiência entre os “milionários” e os rubro-negros não é pequena, mesmo em São Paulo. Por essas e outras, o time carioca pode até ter “matado” o Brasileirão antes da hora por excesso de competência. Mas ainda pode ajudar a Globo de SP nesta reta final de ano.

Allan Simon é jornalista esportivo desde 2011, tendo passado por redações como o R7, Abril.com, UOL Esporte e Torcedores. Participou das coberturas de duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas, dois Pans, e diversos outros momentos históricos do esporte brasileiro nesta década. Criador do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva. Atualmente comanda o Blog do Allan Simon, é colaborador do UOL e colunista do Torcedores. 

Fonte: Torcedores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário