terça-feira, 2 de maio de 2017

A cota de TV do Flamengo



Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a semana será regida por fortes emoções, pois vivenciamos nesse momento a semana mais importante de 2017 desde que o ano começou.  Afinal de contas, jogaremos a nossa sorte (digo, competência) a prova nos jogos decisivos da Libertadores e também na final do Campeonato Estadual. 

E sendo assim, milhares de Rubro-Negros(as) estarão na torcida para que possamos sair ilesos ao final dessa jornada.


E qual será o hábito comum a 99,99% dessas pessoas que acompanharão o Flamengo nessa maratona Rubro Negra em busca da felicidade? A resposta é muito simples: assistir os jogos pela TV.

Tal atividade não é novidade para a torcida do Flamengo. Porém esse hábito se tornou mais comum a partir de 1977, época no qual o clube da Gávea tornou-se pioneiro ao negociar seus direitos televisivos. Tal ação se tornou um divisor de águas no futebol brasileiro.  

De lá para cá, houveram muitas ideias interessantes(ou não) por parte dos clubes de futebol com relação a esse tema. E entre essas ideias, estiveram a criação do Clube dos 13. Entre as muitas responsabilidades da entidade, estavam as negociações de direitos televisivos para as partidas de futebol. Para entender melhor, clique aqui e aqui. 

Mesmo sendo vanguarda, o Flamengo nunca foi uma unanimidade entre os clubes brasileiros quando o assunto é cota de Tv. Afinal de contas, os clubes nunca aceitaram o fato de que o Mais Querido tivesse direito a maior cota de televisionamento, mesmo sendo o clube que ao longo de sua existência, sempre gerasse os maiores índices de audiência do futebol brasileiro. Entenda melhor, clicando aqui, aqui e aqui. 

Com o passar do tempo, foi possível observar que a disputa por cotas de Tv,  gerou uma “desunião“ entre os clubes, ao invés de se tornar um fator agregador e de união entre eles. 

Atualmente, muitos clubes possuem o seu próprio modelo de negociação para o devido tema. Entretanto, o desdém sobre os valores que o Flamengo  recebe, continua. Entenda um pouco sobre o assunto, clicando aqui. 

A alguns anos, foi amplamente divulgado que a negociação de cada clube pelos seus direitos de televisionamento, geraria um efeito de “espanholização” no futebol brasileiro. Termo muito usado para os valores que recebem Real Madrid e Barcelona em seus campeonatos nacionais. Clique aqui e entenda. 

Porém, é muito interessante observar que o Flamengo seja vanguarda novamente nos dias de hoje, ao criar a sua própria Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais um marco importante para a história do clube e do futebol brasileiro. Para entender melhor sobre o assunto, clique aqui e aqui. 

O futebol brasileiro clama por melhorias. Para entender mais alguns detalhes que giram em torno do futebol brasileiro, clique aqui e aqui. 

Em meio a todas essas negociações de direitos televisivos por parte dos clubes brasileiros, no qual os mesmos sugerem que as cotas sejam mais “igualitárias”, é muito interessante observar quais são os posicionamentos dos demais clubes brasileiros a questões relacionadas ao Flamengo. Entre essas questões estão:

Campeonato Brasileiro de 1987, posicionamento sobre parcerias comerciais no campeonato regional no qual o Flamengo disputa, posicionamento sobre gestão do Maracanã, entre outras…   

Quanto a valorização de uma organização ou indivíduo, acredito que a melhor forma de se tornar relevante para seus parceiros comerciais seja: trabalhar com afinco; de forma transparente, honesta, clara e com objetivos/metas definidas.   

E acredito também que essas regras são válidas para qualquer ramo profissional. Inclusive no esporte. 

Fonte: Falando de Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário