De olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os times brasileiros começam a se movimentar de olho em um dinheiro extra para os caixas. É o caso de Palmeiras e Flamengo, que vão investir no turismo proporcionado pelos jogos para lucrar.
O time rubro-negro projeta um aumento de 200% no número de visitantes no Museu do Flamengo, na Gávea, com uma exposição associada à Olimpíada.
"A ideia é explorar as vitórias do clube no remo, na ginástica artística e no basquete, onde o Flamengo possui mais tradição, para atrair visitantes. A exposição será iniciada um mês antes do início dos Jogos no Rio e deve ficar ativa até um mês depois do fim dos Jogos", disse Bruno Paste, sócio-diretor da Futebol Tour, empresa responsável pelo projeto.
Hoje, o Flamengo recebe em média 3.000 visitantes por mês e fatura cerca de R$ 55 mil mensais. A projeção é aumento de 200% em ambos os casos durante o período que ronda os Jogos Olímpicos. Vale citar que 50% dos lucros ficam com o clube e o restante com a Flag Experience, que organiza os tours.
Dois exemplos de times cariocas sustentam o plano. No ano passado, durante a Copa, o Fluminense aumentou as visitas a sala de troféu de 2.300 mensais para 5.000. Foi feito uma exposição ligada ao Mundial chamada "Laranjeiras, o berço da seleção". O museu do Botafogo também teve programação similar.
"As exposições vinculadas a evento ajudam na visibilidade e atraem mais visitantes para os clubes. Estamos otimistas para aumentar em 200% o número de visitantes à Gávea", disse Paste.
E não é só o Flamengo que está de olho na Olimpíada. O Palmeiras, que possui a mesma empresa como responsável pelas visitas ao Allianz Parque, também deve aumentar as receitas.
Em 2016, está prevista uma exposição vinculada a Olimpíada, com início previsto para um mês antes do início dos Jogos e encerramento um mês depois. Neste caso, o foco será os esportes olímpicos no Palmeiras.
"A média de visitantes é 5.000 pessoas por mês. Tivemos uma alta em julho, com 9.200 visitantes. Para conseguir atrair mais visitantes procuramos sempre inovar as exposições, associando a datas ou fatos importantes do clube. Já fizemos exposição com Ademir da Guia no aniversário do clube, com Evair em 12 de junho, que é aniversário do fim de jejum de títulos (1993). Vamos fazer uma exposição sobre o time de 1965, que vestiu a camisa da seleção em um jogo no Mineirão. Inovamos sempre para atrair mais visitantes", disse Bruno Paste.
Em 2015, o Allianz teve aproximadamente 34 mil visitantes nos tours guiados, com lucro de aproximadamente R$ 500 mil, sendo metade da WTorre.
Fonte: Espn
Nenhum comentário:
Postar um comentário