Neste domingo, contra o Joinville, o Flamengo vai jogar mais uma vez com o Maracanã cheio. Até a noite de sexta-feira, eram 36 mil ingressos vendidos, o que projeta um público perto dos 50 mil pagantes, na primeira vez que o time carioca é mandante na matinê do Brasileiro.
Assim, o Flamengo vai abrir vantagem na liderança do ranking de público da competição (hoje o time tem média de 33,7 mil pagantes por jogo como mandante). E vai também confirmar que, quando o mais popular time do país vai bem (o time de Oswaldo de Oliveira está a quatro pontos do G-4), o Brasileiro é sucesso de público.
Na história, o clube conseguiu vaga na Libertadores via desempenho no Brasileiro em oito oportunidades. E em todas elas o torneio nacional apresentou aumento na média de público em relação à edição anterior.
Das dez edições de melhor bilheteria da história do Brasileiro, em cinco o Flamengo conseguiu vaga na Libertadores, com os títulos de 1980, 1982, 1983 e 2009, além do terceiro lugar de 2007. Em todos esses campeonatos, o clube carioca foi o líder de público.
A lista só não é maior por que em 1987 a CBF não levou em conta o resultado da Copa União, que teve o Flamengo como campeão e é o Brasileiro com a segunda melhor média da história. Sport e Guarani, campeão e vice do outro módulo do Nacional, ficaram com as vagas.
Agora, a arrancada da torcida flamenguista, que no primeiro turno ficou atrás de palmeirenses e corintianos, pode ajudar, e muito, a fazer da edição de 2015 o Brasileiro com melhor público da era dos pontos corridos, que começou em 2003.
Antes do início da 29ª rodada, a média estava em 17,2 mil pagantes. O recorde neste sistema aconteceu em 2007 (com o Flamengo conseguindo vaga na Libertadores), com 17,47 mil torcedores por jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário