quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Raio-X (Todas as falhas dos Quatro zagueiros no Campeonato Brasileiro 2015)

Mais uma vez a defesa é colocada em xeque no Flamengo, são 37 gols sofridos, a quarta pior defesa do campeonato. E por qual motivo o Flamengo toma tantos gols?

Há quem diga que é uma questão de posicionamento, outros de que é uma questão de atitude, e outros de que é uma questão de entrosamento, mas mesmo sabendo que uma defesa não se resume apenas a uma posição, eu direi que o Flamengo tem quatro zagueiro fraquíssimos no seu atual elenco, e esse é o principal motivo de tantas bolas buscadas no fundo do gol de Paulo Victor/ César. A cada jogo que passa, eles acirram ainda mais a disputa pelo premio de pior zagueiro do elenco.

Wallace deixou de ser um zagueiro mediano para se tornar um zagueiro medíocre. O nosso capitão está mais preocupado em dar declarações infelizes do que jogar seu futebol, que por sinal sempre foi limitado. Já virou rotina vermos Wallace  marcando no meio de campo e deixando verdadeiros buracos na defesa, isso quando não resolve ir para ao ataque sem nenhuma preocupação com possíveis contra-ataques dos adversários. A verdade é que nosso capitão, que é muito inteligente e estudioso fora de campo, não passa de um ignorante dentro dele.

Marcelo é um dos muitos indivíduos que conseguem chegar a lugares grandes na carreira profissional mesmo não tendo talento nenhum. Marcelo não tem intimidade nenhuma com seu principal aparelho de trabalho, a bola. Uma vez comparei o Marcelo aos zagueiros Junior Baiano e Odvan, e hoje peço perdão aos dois. É inadmissível um zagueiro fazer um gol contra como o que vimos no último domingo, comprometendo todo um bom jogo que a equipe vinha fazendo até o momento. Não tem goleiro no mundo que conseguiria ficar tranquilo, tendo um zagueiro tão atrapalhado na frente de sua meta. Esse rapaz já poderia pensar em fazer uma faculdade ou um concurso público, porque jogador de futebol, isso com certeza ele não é.

Samir é o melhor zagueiro do time, oque não quer dizer grande coisa no atual momento. Tecnicamente tem boas qualidades, mas tem o dom de transformar partidas fáceis em difíceis para sua equipe. Quando não escorrega, se posiciona mal, e quando não comete pênalti, faz gol contra. Seria incapacidade ou simplesmente azar? O fato é que Samir tem potencial para melhores atuações.

César Martins deve ser o jogador mais alto do atual elenco, e por incrível que pareça, é o que mais falha em jogadas áreas. E o principal motivos para essas falhas é que o nosso zagueirão não tira os pés do chão, são raras as vezes em que o vemos pular em alguma bola defensiva. Chegou como um jogador desconhecido, e pelo que vem fazendo, é assim que permanecerá.

Elaborei um dossiê sobre alguns gols sofridos do time durante o campeonato, e veremos que os erros individuas dos nossos zagueiros estão diretamente interligados a tantos gols sofridos:

2° rodada – Flamengo 2 x 2 Sport: No segundo gol do Sport, Wallace tropeça ao tentar marcar o atacante, que toca de calcanhar para o meia Elber fazer o gol.

8° rodada – Flamengo 0 x 2 Atlético MG: Samir abriu o placar com um gol contra.

13° rodada – Flamengo 0 x 3 Corinthians: O segundo gol do Corinthians se originou de uma saída de bola errada de Wallace, enquanto que  no terceiro, Wallace trombou com Jonas, deixando a bola livre para Elias tocar para Jadson fechar o placar.

16° rodada – Flamengo 2 x 2 Santos: O primeiro gol do Santos foi marcado por Ricardo Oliveira, que pulou sozinho para aproveitar uma cobrança de escanteio, César Martins era o seu marcado, que sequer saiu do chão.

17° rodada – Ponte Preta 1 x 0 Flamengo: O gol do jogo saiu de um escanteio na qual o zagueiro Pablo tomou a frente de seu marcador, Wallace.

18° rodada – Flamengo 3 x 2 Atlético PR: O segundo gol saiu de um escanteio na qual o zagueiro Kadu subiu bem mais alto que seu marcador, César Martins. Vale ressaltar que César tem uma altura de 1,90 contra 1,88 de Kadu.

19° rodada – Palmeiras 4 x 2 Flamengo: No primeiro gol, era César Martins quem estava na marcação de Jackson, enquanto que no segundo gol, Cleiton Xavier cabeceou uma bola fraca que iria nas mão de César, mas Samir desviou com o peito para próprio gol.

20° rodada – Flamengo 2 x 1 São Paulo: No gol do São Paulo, fica claro na imagem que era Samir quem estava marcando Luis Henrique, autor do gol.

23° rodada – Fluminense 1 x 3 Flamengo: O gol do Fluminense saiu em um pênalti desnecessário e acintoso cometido por Samir.

24° rodada – Flamengo 2 x 0 Cruzeiro: Só não ouve mais um erro, porque o juiz não viu a jogada na qual Samir agarra o adversário durante uma cobrança de escanteio. O jogo estava 0 a 0 até o momento do pênalti não marcado.

26° rodada – Flamengo 0 x 2 Coritiba: No segundo gol do Coxa, é César Martins quem erra o passe que origina o contra-ataque do adversário, enquanto que Samir sai da área para fazer a marcação, mas não retorna, e assim dando condição de jogo ao atacante Henrique, que faz o gol.

27° rodada – Atlético MG 4 x 1 Flamengo: Jemerson fez dois gol (o segundo e o terceiro) se aproveitando de uma marcação frouxa feito pelo zagueiro Samir. Já o primeiro gol da partida, foi feito de forma bisonha pelo zagueiro Marcelo, na qual ele chega sozinho na bola, inteiro no lance, e coloca a bola para dentro do próprio gol, comprometendo uma boa partida que a equipe vinha fazendo até o momento.

Ah que saudade de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim…

Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário