domingo, 27 de setembro de 2015

Nova pesquisa para eleições no Flamengo - Veja que candidato está à frente!

Acaba de sair do forno uma pesquisa sobre as próximas eleições no Flamengo. Como já era esperado na Gávea, é enorme a vantagem do presidente Eduardo Bandeira de Mello sobre seus dois concorrentes, Wallim Vasconcellos e Cacau Cotta. O grande número de indecisos, entretanto (maior até do que o daqueles que apoiam o atual mandatário) permite que se diga que o pleito ainda não está formalmente decidido. Mas a impressão que se tem é que somente um fato novo e muito significativo poderá mudar o panorama atual, que aponta para uma reeleição tranquila.

A enquete foi feita, por telefone, pela empresa “Número um Contact Center”, contratada pelo grupo de Cacau Cotta. Foram realizadas tentativas de contato com 1.355 sócios, totalizando 2.360 ligações. Deste total, foram obtidas 381 entrevistas concluídas. Os sócios foram divididos em grupos, conforme suas categorias (conselheiros, beneméritos, eméritos, proprietários, patrimoniais, remidos etc). Em todos eles, Bandeira venceu. Na maioria, com muita folga.

No consolidado de pergunta induzida com o rol de candidatos atuais, o presidente teve 34% das intenções de voto, contra 11% de Wallim e 7% de Cacau. Os que não quiseram declarar a quem apoiarão foram 8% e os indecisos 39%.

No total de respostas espontâneas (quando a escolha do candidato é livre), Bandeira chegou a 79%, contra 20% de Wallim, 16% de Cacau, 9% de Zico (o único não candidato com lembrança significativa), 5% de outros (variados) e 1% de votos não informados.

Um dado significativo (e de certa forma até surpreendente) diz respeito a prioridade preferida do eleitor para o próximo mandatário: 37% citaram as finanças; 22%, o patrimônio; 20% o futebol e 20%, outros interesses diversos.
Perguntados diretamente se já tem candidato para a presidência, 34% disseram que sim e 66%, que não (e aí reside a derradeira esperança dos dois outros candidatos).
Divididos em grupos de sócios, a única categoria em que há equilíbrio é a de Grandes beneméritos e beneméritos: 38% para Bandeira; 38% para Wallim (empatados) e 25% para Cacau.
Entre os proprietários conselheiros, Bandeira lidera com enorme folga: 70% contra 20% de Wallim e 10% de Cacau; situação que se repete com vantagem variável, mas sempre considerável, entre os eméritos (57% x 29% x 14%); proprietários não conselheiros e remidos (54% x 35% x 12%); laureados (61% x 22% x 17%); patrimonial (a maior diferença, com 88% x 6% x 6%); familiar e contribuinte aluno (67% x 22% x 11%); contribuinte individual (67% x 22% x 11%) e off Rio (60% x 22% x 20%).

Em termos de tendência, a pesquisa apresenta a seguinte evolução, durante o mês de setembro: Bandeira cresce de 35 para 35,85%; Wallim cai de 13 para 11,48%; Cacau cresce de 3 para 6,86% e o número de indecisos decresce de 49 para 45,80%.

Ponderando e ajustando os valores (com peso 2,5 para os sócios proprietários e do conselho deliberativo que votaram na última eleição; 1,5 para os sócios proprietários e demais associados que não são do conselho e que votaram na última eleição e 1,0 para os demais sócios que irão votar pela primeira vez) chega-se ao seguinte resultado: Bandeira 35,85%; Wallim, 11,48%; Cacau, 6,86% e indecisos e não declarados 45,80%.

Em suma, salvo a ocorrência de algo inesperado e contrário à administração de Eduardo Bandeira de Mello é mais do que provável a sua reeleição. Até porque, conforme me confirmou Carlos Augusto Montenegro, papa das pesquisas, a tendência natural de qualquer eleição é que os indecisos acabem acompanhando o percentual dos votos já declarados ou simplesmente nem votem.

Fonte: Ricardo Maurício Padro (Jornal O Globo) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário