domingo, 1 de setembro de 2019

Flamengo e Corinthians podem herdar títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil; entenda


A CNRD, Câmara Nacional de Resoluções de Disputas da CBF, está investigando o Cruzeiro por conta das denúncias feitas pelo Fantástico, programa da Globo, em maio. O início da investigação foi confirmado na última sexta-feira, por Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes da CBF.

Além da possibilidade de não poder registrar jogadores durante a punição, o Cruzeiro pode perder os títulos da Copa do Brasil 2017 e 2018, e Flamengo e Corinthians, vices-campeões nos dois anos, herdarem a conquista. Quem afirma é o jornalista e advogado Andrei Kampff, do Blog Lei em Campo, do UOL.

A venda do uruguaio Arrascaeta ao Flamengo, por exemplo, é um caso que pode ser punido rigorosamente pela Fifa. Primeiro por negociar os direitos econômicos do jogador com terceiros, o que é proibido pela entidade e, após, porque o clube teria descumprido as regras do fair play financeiro.

Na negociação do meia Arrascaeta, o Supermercados BH conseguiu, na Justiça, que o Flamengo pague 25% dos direitos econômicos à ele e não ao Cruzeiro. Essa cessão de direitos econômicos com terceiros é proibida pelo artigo 18bis da Fifa, explica o blog Lei em Campo.

“O que a cessão indica é que o Cruzeiro constituiu seu elenco campeão das  Copas do Brasil de 2017 e 2018 sem que tivesse condições financeiras para tal e, pior, utilizando-se de violação das normas da FIFA ao ter interferência de terceiros para contratação de atletas.

Tal prática, além de afrontar o art. 18bis do Estatuto de Transferências, viola o fair play financeiro, uma vez que as equipes que cumpriram as normas e não conseguiram contratar atletas de ponta foram prejudicadas desportivamente.

Analogicamente, o clube mineiro teria utilizado uma espécie de doping financeiro para se beneficiar desportivamente, eis que obteve vantagem por meios que não teria de forma natural e normativa”, analisa o advogado Andrei Kampff.

Sendo assim, a Fifa pode entender que houve doping financeiro, que resultou nas conquistas da Copa do Brasil de 2017 e 2018. Caso haja essa decisão, o regulamento permite que os títulos sejam retirados do Cruzeiro e, consequentemente, passariam aos seus vices, Flamengo e Corinthians, respectivamente.

Fonte: Torcedores.com

10 comentários:

  1. Ué se está errado tem que resolver não tem jeito

    ResponderExcluir
  2. Não acho justo, ganhou em campo. Se o clube deve ser punido, rebaixe para outra divisão, e proíba de contratar por um período mais extenso. Não tirar um título ganho dentro de campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Flamengo e concordo com você.

      Excluir
    2. Concordo em parte, por mais que tenha ganhado na bola as vantagens feitas de maneiras escusas e ilegais deram uma vantagem esportiva ao Cruzeiro. Favorecendo assim um melhor investimento nos jogadores daquele elenco que foi campeão.

      Excluir
  3. Se ganhou violando a lei ñ foi um Titulo ganho natural e sim forçado

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que deveria ser punido tipo ficar 2 anos sem Disputar a copa do Brasil quando se classificasse

    ResponderExcluir
  5. Mas como vai ser? O time do Flamengo e Corinthians vão entrar em campo só para dar a volta olímpica? Sinceramente isso é uma falta de respeito no futebol. Se os papéis estivessem invertidos, fosse o Flamengo ou o Corinthians no lugar do Cruzeiro eu tenho certeza que ninguém iria comentar o fato. Infelizmente a perseguição pelos times fora do eixo Rio-São Paulo leva a isso.

    ResponderExcluir
  6. Tem que tira os títulos mesmo , se fosse o Fluminense no lugar do Flamengo e do Corinthians já estaria com advogado pra brigar pó isso...rs

    ResponderExcluir