quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Flamengo x Grêmio: duelo se repetirá na Copa Libertadores após 35 anos

Flamengo x Grêmio reeditarão um confronto numa fase decisiva da competição continental depois de 35 anos.


Coincidentemente havia sido a última vez também que o time rubro-negro havia alcançado uma fase aguda de Copa Libertadores. 

Porém é um erro dizer que foi em uma semifinal (apesar da equipe flamenguista ter terminado entre os quatro melhores), pois à época o formato do torneio era totalmente diferente e consistia em: cinco grupos, onde o primeiro de cada grupo se classificava e grupos de três eram formados, sendo incluso o campeão do ano anterior. Ou seja, não haviam duelos semifinais propriamente ditos.

Copa Libertadores 84: três jogos e muito equilíbrio
A Libertadores de 1984 reservou nada menos que três confrontos entre as equipes, que foram os seguintes:

Grêmio 5 x 1 Flamengo

Gols: Osvaldo 2x, Caio, Renato Gaúcho,Tarcísio (Grêmio) e Tita (Flamengo)

Flamengo 3 x 1 Grêmio

Gols: Bebeto 2x, Andrade (Flamengo) e Guilherme (Grêmio)

Uma Vitória para cada lado na segunda fase de grupos, somadas as duas vitórias que cada equipe conquistou contra a ULA (VEN), levaram a um jogo desempate, devido a igualdade no número de pontos. Porém como o saldo gremista era melhor: nove gols de saldo para os gaúchos, contra apenas 2 dos cariocas, a vantagem do empate no duelo, seria do Grêmio. Vale destacar que o empate teria de se confirmar no tempo normal e na prorrogação. O resultado do jogo desempate foi:

Grêmio 0 x 0 Flamengo

Empate sem gols e vaga na final para o tricolor gaúcho, que acabou perdendo na decisão para o Independiente da Argentina.

Copa Libertadores 83: Flamengo esteve no caminho do Grêmio que conquistou a América
Um ano antes do último grande momento flamenguista na competição continental, Grêmio x Flamengo também tiveram dois duelos, mas dessa vez válidos pela primeira fase de grupos da competição e assim como foi em 84, o Grêmio também levou a melhor quando se classificou (acabaria campeão) e eliminou o rubro-negro carioca logo na primeira fase. Os jogos foram:

Grêmio 1 x 1 Flamengo

Gols: Hugo de León (Grêmio) e Baltazar (Flamengo)

Flamengo 1 x 3 Grêmio

Gols: Elder (Flamengo) e Tita, Caio, Osvaldo (Grêmio)

Fatos e curiosidades
Renato Gaúcho sempre participou destes confrontos e sempre pelo lado gremista na Libertadores: os cinco jogos de 83 e 84 como jogador e agora os dois de 2019, como técnico.
Apesar de freguês na Copa Libertadores, o Flamengo já superou o time gremista duas vezes em competições internacionais: na extinta Supercopa Libertadores e na também extinta Copa Mercosul.
Em 1992, ano que se enfrentaram pela Supercopa (torneio que envolvia apenas times campeões da Libertadores), o Flamengo passou depois de empatar em 1 a 1 na ida e vencer por 1 a 0 na volta, em duelo válido pela primeira fase.
Em 2001, quando se enfrentaram pela Copa Mercosul (torneio que inspirou a atual Sul-Americana), o confronto foi pela semifinal e o rubro-negro passou nos pênaltis, depois de empates em 2 a 2 e 0 a 0.
O ex-jogador Tita, foi o único atleta a jogar pelos dois times nestes encontros pela Libertadores, sendo em 83 pelo Grêmio e 84 pelo Flamengo. Além disso também marcou por ambas equipes nos confrontos.

Fonte: Torcedores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário