O Flamengo iniciou a rodada com cinco pontos à frente do segundo colocado e, depois que o Sport foi derrotado, o Mais Querido passou a ter a oportunidade de conseguir mais um ponto de folga.
Com este cenário, o Mengão recebeu o Paraná no Maracanã e venceu por 2 a 0, contando com quase 60 mil presentes.
O jogo
Como tem feito nos jogos dentro de casa, o Flamengo iniciou o embate com postura ofensiva, tentando manter a posse de bola e abrir espaços na defesa adversária. Entretanto, o Paraná surpreendeu com sua ideia de jogo nos minutos iniciais. O time iniciante não se demonstrou retraído, tentando também agredir o Mengo.
Apesar da ideia de jogo do técnico Micale, o Fla logo passou a dominar a partida, com bastante presença dos meio campistas Diego e Jean Lucas, além das dobradinhas de Rodinei e Everton Ribeiro pela ala direita. Contudo, a primeira chance de gol surgiu pelo outro lado.
Aos 15 minutos, o lateral Renê recebeu com liberdade para realizar o cruzamento e assim o fez. A bola encontrou o meia Diego Ribas que, mesmo sem ter estatura avantajada, conseguiu cabecear de forma perigosa, passando perto da trave esquerda do goleiro Thiago Rodrigues.
O Mais Querido seguiu mantendo a bola no campo do adversário. Aos 20 minutos, Diego apareceu novamente perto da grande área e, ao driblar o marcador, foi parado com falta. O próprio camisa 10 foi pra bola e, com desvio da barreira, guardou no fundo da rede, abrindo o placar no Maraca.
O Paraná não se retraiu, mas o Flamengo fazia valer a superioridade técnica dos seus atletas. Aos 25, em nova bola cruzada do lado esquerdo, o centroavante Henrique Dourado dominou e girou finalizando. Apesar da matada ser boa, a finalização não seguiu a mesma linha, e a bola passou acima da baliza.
Aos 34 minutos, a equipe visitante deu seu primeiro grande susto. O atacante Carlos recebeu de Silvinho na intermediária e resolveu arriscar de longe. O chute saiu forte e passou próxima do travessão, mas acabou indo para fora.
Nos últimos dez minutos do primeiro tempo, nenhuma das equipes criou grandes chances. Porém, isso não significa que os times se retraíram, uma vez que ambos buscaram o gol durante os 45 minutos iniciais. Prova disso foi a quantidade de finalizações, com quatro para cada lado.
Para a etapa complementar, o Flamengo voltou sem alterações. Enquanto isso, Rogério Micale decidiu acionar Carlos Eduardo, ex-Fla, no lugar do volante Jhonny Lucas, para tentar criar mais oportunidades de gol com um atleta com mais características de armador.
A ideia do treinador paranaense, entretanto, não surtiu grande efeito. O Flamengo, inclusive, passou a ter ainda mais controle da bola, mantendo a bola segura no campo de defesa do adversário. Para tentar mudar a situação, Micale realizou mais uma substituição: Silvinho saiu para entrada de Thiago Santos.
Apesar da superioridade ser rubro-negra, o Paraná assustou aos 15 minutos. Em falta cometida por Jean Lucas na entrada da área, Gonzales foi pra a bola. A redonda desviou na barreira e pegaria Diego Alves de surpresa, mas acabou se perdendo pela linha de fundo.
Logo em seguida, Barbieri realizou duas substituições: Jean Lucas, que estava amarelado, saiu para entrada de Willian Arão e Henrique Dourado.
Com apenas cinco minutos em campo, os dois atletas que haviam acabado de entrar provaram que mereciam ser lembrados por Barbieri. Arão se infiltrou pelo lado direito e cruzou rasteiro. A bola encontrou o, iluminado, Felipe Vizeu, que fez o segundo gol do Mengão em seu primeiro toque na bola.
Dois minutos depois, aos 22, o Flamengo teve outra grande chance para ampliar o placar. Vinicius Júnior roubou a bola no campo defensivo e passou para Vizeu. Os dois puxaram contra-ataque rápido e o centroavante acionou o camisa 20 na entrada da área. Vinicius avançou e chegou em boa posição para finalizar, mas acabou sendo travado na hora H, e a bola foi para escanteio.
O Paraná passou a dar mais espaços para o Fla utilizar velocidade, e Barbieri acionou o colombiano Marlos Moreno no lugar de Diego.
O Flamengo seguiu pressionado nos últimos minutos, criando boas oportunidades Entretanto, o terceiro gol não saiu, mas nada que fosse diminuir a festa da Nação Rubro-Negra, que saiu do Maracanã fazendo a festa mais uma vez.
Com o triunfo por 2 a 0, o Mengão chegou à marca de 23 pontos e se isolou ainda mais na liderança da competição, abrindo seis pontos de frente em relação ao Atlético-MG, que é o vice-líder. Agora o Flamengo se prepara para encarar o Palmeiras na quarta-feira (13), pela última rodada antes da paralisação para a Copa do Mundo.
Fonte: Coluna do Flamengo

Nenhum comentário:
Postar um comentário