segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Rueda se rende ao futebol de Márcio Araújo, unanimidade de todos os técnicos do Flamengo



Ele é contestado por boa parte da torcida do Flamengo e da imprensa.


Mas, para os últimos treinadores do clube carioca, ele tem ares de intocável. Quem é ele?

O volante Márcio Araújo. Atual comandante rubro-negro, o colombiano Reinaldo Rueda recentemente teceu vários elogios ao jogador, que tem recebido chances na equipe titular.

“Márcio (Araújo) é uma grande referência no grupo. É muito carismático, com uma grande ascendência, devido à trajetória (no clube). Penso que era uma decisão lógica para este jogo, ele assumir essa liderança de comportamento frente ao grupo, por sua idade, por tudo o que significa para a equipe”, disse Rueda no fim de agosto, ao comentar o fato de Márcio Araújo ter usado a braçadeira de capitão da equipe.

E o volante foi defendido nos últimos anos pelos treinadores que passaram pela Gávea. Longe de ser uma unanimidade entre os torcedores, Márcio Araújo é constantemente considerado homem de confiança pelos comandantes do Flamengo.

“Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído. Contra o Santos, foi exemplar ao lado do Cuéllar. Temos cobrado para que não faça só passes curtos. Ele tem uma leitura de jogo após a perda de bola do time que poucos têm”, chegou a afirmar o técnico Zé Ricardo ao jornal O Globo quando ainda comandava o time rubro-negro.

“Temos jogadores talentosíssimos como Guerrero e Diego, com certa dificuldade para marcar, e o Márcio compensa isso de forma muito eficiente”, completou Zé Ricardo na ocasião.

A decisão de Zé Ricardo em bancar Márcio Araújo no time do Flamengo ganhou o importante respaldo de Muricy Ramalho, atualmente comentarista e ex-treinador da equipe flamenguista.

“Tem a importância do treinador, que segurou a onda. É um jogador que tem um pouco de dificuldade com a própria mídia, com a torcida. Foi meu jogador no Palmeiras. Na minha contratação, primeira coisa que me colocaram na mesa foi ele. Primeira coisa foi pedir os números, dar os números do cara. É o cara que mais passa, mais desarma, mais faz cobertura. É complicado. A mão do técnico é muito importante, e o Zé conseguiu por ele no time e isso se chama personalidade do Zé Ricardo”, afirmou Muricy ainda durante a atual temporada.

Logo quando foi contratado pelo Flamengo, em 2014, Márcio Araújo foi bastante elogiado por Jayme de Almeida, treinador da equipe na época. Jayme 'encheu a bola’ do atleta, comemorando a contratação feita pela diretoria.

“O Márcio Araújo é um jogador que tem uma condição atlética boa. Estamos sem o Elias e sem o Luiz Antônio. Ele já jogou em vários clubes grandes e sempre foi titular. Ele pode nos ajudar muito, sem dúvidas. Acho que comparar jogadores é complicado, mas ele e o Elias têm as mesmas características. Dá ritmo ao time, ao meio de campo, marca forte. Estamos com certa dificuldade nessa posição. A gente esperou o Elias e o Luiz Antônio ate onde pôde, mas precisávamos preencher esta lacuna", analisou Jayme na ocasião.

Outro a defender o futebol do volante foi Vanderlei Luxemburgo. O técnico foi enfático ao citar a versatilidade do jogador no período em que esteve no comando da equipe carioca. Luxemburgo chegou a chamá-lo de ‘fundamental’ para o Flamengo.

“É um jogador que se encaixou muito bem no ano passado, em uma função diferente. Tivemos uma consistência. Pedimos a renovação pela versatilidade dele, que cresceu, limpando a frente, clareando as jogadas. Às vezes, eu trago até um prejuízo para ele, porque ele fica de costas, mas compensa por outra situação. É um jogador fundamental para nós. Acho que a carreira dele poderia ter sido melhor se fosse definida pela posição de trás. Não pode achar que o Márcio Araújo é um jogador de criação de uma equipe. A técnica dele não é de um jogador extremamente talentoso, mas acho que ele é um jogador extremamente útil para nós”, explicou Luxemburgo em 2015.

Márcio Araújo também recebeu várias oportunidades com Oswaldo de Oliveira no comando do Flamengo. Ney Franco foi outro a utilizá-lo na equipe. Cristóvão Borges chegou a barrar o atleta do time titular, mas recorreu ao jogador em muitas ocasiões, inclusive iniciando as partidas. E você, o que pensa sobre Márcio Araújo?

Fonte: Espn

Nenhum comentário:

Postar um comentário