domingo, 2 de julho de 2017

Painel Tático: Diego e Éverton Ribeiro no Flamengo: dinâmica sem perder na parte defensiva



Muito se falou da real necessidade da contratação de Éverton Ribeiro no já estrelar elenco do Flamengo.



Afinal, com Conca e Mancuello, era preciso um outro meia-armador capaz de preencher o lado do campo para ajudar na construção das jogadas, um dos pontos onde o Fila mais apresentava deficiência em 2016 e no início do ano?
A resposta é: sim, talento é sempre bem-vindo. Principalmente quando ele se adequa às necessidades do jogo atual: dinamismo, velocidade, entrega e…participação sem a bola. Nesse último aspecto, a pergunta era “quem marca?” com Diego, Éverton e possivelmente Geovânio?

A vitória de 2x0 no São Paulo responde como os dois “camisas 10” podem atuar juntos. Primeiro, não existe mais essa coisa de “não participar sem a bola”. Todos - até Guerrero - precisam participar defensivamente na missão de preencher espaços, o que Diego e Éverton fizeram bem, muitas vezes invertendo o posicionamento - um abria e fechava junto à linha de volantes, outro centralizava. É diferente de acompanhar o lateral, pois Éverton fechava junto à linha e ocupava o espaço. Não corria atrás de ninguém.

Aqui, Diego fazendo a mesma coisa - não é preciso ser velocista, e sim ter noção dos espaços ocupados.



Com a bola, os meias fizeram o que se espera deles: flutuaram por dentro, recebiam dos volantes e davam qualidade e agilidade aos ataques do Flamengo. Esse movimento de flutuar - muito feito por Éverton no Cruzeiro - mexe com a organização do adversário e também cria superioridade numérica no meio-campo. É mais fácil ter 2 ou 3 flamenguistas próximos para trocar passes que apenas um, cercado por 2 adversários.

O Flamengo, no geral, jogou de modo satisfatório e resolveu o jogo em falhas defensivas do São Paulo. Construiu pouco, controlou pouco a bola, soube “sofrer” e venceu uma partida importante mostrando que Diego e Éverton Ribeiro podem dar dinamismo sem deixar o Fila “exposto”. Tudo depende da ideia de jogo.

Fonte: Léo Miranda - Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário