segunda-feira, 24 de julho de 2017

Flamenguistas,“deixem esse cara lá”, leiam com atenção e tirem suas conclusões



Quando estive no Twitter, alguém compartilhou uma estatística em que mostra um ranking entre os 12 maiores clubes do Brasil com mais trocas de técnicos neste século (à partir de 2001).


Então, fiz uma retrospectiva dos títulos deste século e entendi (especialmente no futebol) que se você usa um erro pra corrigir um problema, você não tem uma solução – e sim dois problemas.
Fui conferir, e, pra minha tristeza, o clube que lidera é o Flamengo.


Estatísticas podem não mostrar uma determinada realidade, mas são muito importantes. Vejam, por exemplo, o Roger Machado. Fez um excelente trabalho no Grêmio, tava fazendo um trabalho até aceitável no Galo e foi demitido por causa das derrotas, por amadorismo de sua diretoria e, principalmente, pela irregularidade do time. Vocês concordam com o Galo por tê-lo mandado embora? A torcida deles fez festa. Aí chega hoje e perde do time de juniores do Basco.

Você pode me chamar do que quiser: Ricardete, burro, modinha, baba ovo do Bandeira ou tudo ao mesmo tempo. Minha opinião é uma só: Fica Zé Ricardo!

Não que ele seja meu treinador favorito. De jeito nenhum! Meu treinador favorito atualmente tá com 85 anos e se aposentou faz tempo: Mario Jorge Lobo Zagallo. Ele sim fez o Fla mastigar os adversários em 2001. Mas, vamos voltar ao nosso ano atual (2017).

Pra mim, depois do Zagallo e com muita boa vontade o Luxemburgo, não teve um treinador melhor que o ZR neste século. Vejam os números! Ano passado ele cansou de quebrar jejuns sem o Maraca e a Ilha do Urubu. Aí de uma hora pra outra ele vira um Cristóvão Borges? Ah, mas contra o Coritiba era pra ter tirado o Arão e não o Berrio… É, tem razão. Concordo que ele errou também. E tem errado pra caramba. Mas aí ter que demiti-lo, são outros 500.

Primeiro que a fase do Flamengo neste mês tá horrorosa. Pra resumir todos os jogos, pego apenas essa partida contra o Coxa como exemplo:

1) 2 bolas no travessão; 2) pênalti escandaloso não marcado no VJ; 3) Rômulo perdendo gol cara a cara; 4) falha individual do Juan no gol adversário; 5) gol mal anulado do Guerrero.

Se pra vocês, isso não tem nada a ver com fase ruim – pensem nas estatísticas do jogo entre Basco e Gambás – Chutes a gol do Basco: 21 – 2 gols marcados. Chutes a gol dos Gambás: 10 – 5 gols marcados.

Pois é: Uns com a bola batendo na trave e entrando. Já nós, com a bola batendo na trave e saindo.

Zé Ricardo tem cometido vários erros de escalação e alguns de substituição. Mas se antes os resultados eram apenas estatísticas pra defender o “Zé Panela”, agora são usados contra ele nos três jogos sem vencer os “grandes”. Algo no mínimo injusto.
Todos tem opinião. Eu tenho a minha. E apoio (por mais contrariado que eu fique) a permanência dele no comando do Flamengo. Por que se agisse com a emoção, mandaria ele pra aquele lugar. E depois, estaria fazendo isso com o novo técnico daqui há três meses como sempre fiz nestes anos. Ainda bem que o Bandeira não age com emoção e com a razão. Ele faz o certo. EBM pode até não saber nada de futebol, mas que é bom de estratégia, isso ele é.

Então, você que teve a paciência de ler esse texto até aqui, tome esse conselho, que é de graça: Deixe o Zé em paz.

SRN

Fonte: Paulo Vinícius Siviero (P.V.S. O Original)

3 comentários:

  1. Que ele virá a ser um Grande Técnico eu não tenho dúvidas, só que, no momento, ainda não tá preparado para dirigir grandes jogadores e, muito menos, um grande time... Espero estar errado e quero erar feio, mas o nosso MENGÃO, tirando o Carioca, que jogamos contra timecos, não vai ganhar nenhum título este ano ( já não ganhamos ano passado )... Por isso ele precisa sair.

    ResponderExcluir
  2. vc é burro mesmo onde ja se viu um time viver de cruzamentos pra area pra sorte de quem pega esse cara nao sabe trabalha o time ele insiste em crusamento todos os jogos sao 30 bola na area e nenhum gol de bola levantada então c vc não ve isso a diretoria não v vcs tao sego

    ResponderExcluir
  3. PVS concordo 100% contigo, mas não adianta, se o ZR ganhar a copa do brasil e sulamericana, vão reclamar que perdeu o brasileiro e a libertadores. Assim como meu xará da espn que depois que levou um fora só ve copo meio vazio, quem tomou birra do ZR não ve nunca nenhum acerto. Se perde a culpa é dele, se ganha são os jogadores. SRN

    ResponderExcluir