quarta-feira, 31 de maio de 2017

O Flamengo será o mais Europeu dos times Brasileiros?



Zé Ricardo treinador do Flamengo está a menos de um ano no cargo e vem recebendo muitas criticas da torcida. A diretoria não cogita uma troca de comando. Estaria o Flamengo se tornando o mais Europeu dos times Brasileiros?


Entre várias coisas que já sabemos, hoje vou falar para vocês sobre a questão do trabalho do treinador. O calvário que é ser treinador no Brasil. O calvário que é ser treinador do Flamengo.


OK. Time grande vive de resultado, mas aqui no Brasil, não é igual a Europa onde na maior parte dos países apenas dois times se alternam como campeões em seus países. Pode até estar nivelado por baixo, pois a grana europeia esta levando todos os talentos, como o caso de Vinícius Junior.

O torcedor que o Flamengo não gosta de jejum de títulos nacionais, não quer seu time jogando na defesa e quer que tenha em campo 11 Vinicius Junior em campo, inclusive no gol!! Se o time não está alcançando os objetivos (e logo depois de uma humilhante eliminação) é hora de caçar as bruxas e decepar a cabeça do treinador.

Hoje o Clube de Regatas Flamengo é um dos 3 clubes mais ricos do país, mais isso não significa que se pode gastar com toda aquela irresponsabilidade do passado, que só não faliu muitos clubes (inclusive o próprio Flamengo), porque o governo sempre passou a mão na cabeça de dirigentes irresponsáveis.

Não tem nem um ano que o Zé Ricardo assumiu oficialmente o clube e os mais apaixonados só sabem o criticar. Temos um campeonato muito competitivo e ter levado o time do Flamengo ao terceiro lugar no Brasileiro de 2016 foi uma conquista.

Na Europa a média dos técnicos no cargo é de cerca de 12 meses, mas não é raro que nos times maiores, essa média seja ampliada. Na Inglaterra, Arsène Wenger, está a 21 anos no cargo de técnico do Arsenal conquistou “apenas” 3 Champions League, “apenas” 3 Campeonatos Ingleses e o último titulo foi em 2004,  ou seja, 13 anos atrás.

A diretoria está fazendo a sua parte em sanear as finanças. Ter as finanças em dia é importante para uma série de coisas, inclusive para montar um time competitivo. Quanto mais tempo uma equipe joga junto, mas entrosada ela fica e os resultados começam a aparecer.

É desta forma que o Flamengo tenta ser mais próximo dos clubes europeus, é dando credibilidade ao trabalho do treinador e de seu elenco, sabendo que eles terão altos a baixos, que o clube acredita que vai ter a consistência necessária para criar uma nova era de glórias e títulos que ficaram lá nos anos 80.

Ser imediatista é uma cultura brasileira (ou até mesmo Latino Americana), mas no futebol brasileiro o imediatismo criou irresponsabilidades gigantescas que prejudicaram muita gente. O que adianta ter um nome de peso se não há um elenco a altura para servir a este grande atleta?

Futebol é um jogo tático, caso não parecera, e toda equipe tem o seu carregador de piano, o perna de pau necessário e a cada ano um é eleito para ser o alvo. Se isso é correto ou não, não entrarei neste mérito, mas uma coisa é certa, se o profissional se propõe a ser jogador de futebol em uma grande equipe, não pode se abalar com duras críticas de apaixonados torcedores. Tem de se esforçar em campo para que o seu trabalho fique, na medida do possível, mais visível.

Sim, você lembrou que ainda falta o estádio. Certo, mas parece que desta vez, não será apenas conversa fiada e um estádio de médio porte vai sair do papel. A torcida aguarda aciosa por isso.

Fonte: Torcedores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário