terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Flamenguista Galvão Bueno se irrita com a FIFA por não reconhecer mundiais antes de 2000 e desabafa:



Durante a apresentação do “Bem, Amigos”, do SporTV, na última segunda-feira, o narrador Galvão Bueno detonou a decisão da Fifa em não reconhecer os títulos do Mundial de Clubes antes de 2000, afetando alguns clubes brasileiros como Santos, Grêmio, Flamengo, São Paulo e Flamengo.


‘A Fifa agora fez essa bobagem. Quer dizer que ninguém foi campeão do mundo? O Santos do Pelé não foi campeão do mundo, o Flamengo do Zico não foi campeão do mundo, o Grêmio do Renato (Gaúcho) não foi, o São Paulo do Telê Santana não foi campeão do mundo. Mas tem um bando de bobo nessa Fifa, rapaz. Um bando de gente tonta’‘, atacou.


”E a corrupção estabelecida lá?”, indagou. ”Renato (Gaúcho, convidado do programa), tudo aquilo que você fez contra o Hamburgo que eu narrei, sentou um cara lá e falou: ‘Renato não é campeão do mundo’‘, completou, citando o ex-ponta-direita campeão do Mundo em 1983 pelo Tricolor Gaúcho.

”’Ô Zico, você também não foi. Pelé, fica quieto aí que você também não foi campeão do mundo’. Infelizmente, não podemos falar direto com o Telê (Santana, técnico já falecido), mas como foram dois títulos, inclusive eu estava lá no Japão nos dois (narrando para a Rede Globo). ‘São Paulo também não foi, não. O Palmeiras naquele lá atrás (Copa Rio de 1951), genial, também não foi, não’. É cada uma. O que passa na cabeça do cidadão pra sentar lá e dar uma canetada dessa?”, seguiu, revoltado. “Como um cara fala uma palhaçada tão grande. Na boa“, falou Renato. “Perdeu a grande oportunidade de ficar calado“, completou o comentarista Paulo César Vasconcellos.

”Tem momentos em que a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa é ficar calada. De vez em quando eu penso isso de mim mesmo”, encerrou o assunto com uma dose de bom humor.

ENTENDA A POLÊMICA:

“Em seu encontro em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido apresentado pela CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre os clubes da Europa e da América do Sul como a primeira competição de clubes de dimensão mundial, e o Palmeiras como seu vencedor”, disse a entidade em comunicado.

“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história”, disse a entidade. “Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, afirmou.

Embora valorize as conquistas antes dos anos 2000, a entidade reitera que não considera aqueles campeonatos com caráter de Mundial.

“Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes da Fifa, com representantes de todas as seis confederações”, explicou. “Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”.

Fonte: Informações enviadas pela Fifa ao jornal Estado de S.Paulo na última sexta-feira.

2 comentários: