terça-feira, 20 de junho de 2017

Polêmica! Jornalista equivocado tenta mostrar que Flamengo já foi rebaixado




O jornalista Milton Neves replicou informação do blogueiro Rica Perrone no Twitter e causou polêmica. Segundo ambos, Flamengo e Cruzeiro já foram rebaixados sim em suas histórias, nos respectivos estaduais, nas décadas de 20 e 30 do século passado.



Ocorre que tal informação sobre o Flamengo é extremamente equivocada.

Uma vez que o clube rubro-negro terminou em último lugar da liga LCF (Liga Carioca de Futebol), mas o regulamento da competição não previa rebaixamento naquele ano. Isso acontece porque provavelmente o futebol brasileiro estava migrando para a profissionalização do esporte.

Como torcedores rivais não querem saber disso, levantam essa questão que o Flamengo foi rebaixado em 1933, o que é uma informação arbitrária.

Fonte: Flamengo Notícias Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. a inveja é f....... estão tentando derrubar o gigante, mas não vão conseguir

    ResponderExcluir
  2. Sempre que alguém questiona os torcedores cariocas não-flamenguistas em relação aos seus rebaixamentos, aparece a história de um suposto rebaixamento do Flamengo em 1933. Quando isso acontece, costumo explicar a real história sobre o que ocorreu naquele ano, mostrando que essa história é absolutamente mentirosa.

    Escudo do Flamengo

    Em 1933, o futebol brasileiro passava por um processo de profissionalização bastante conturbado. Havia uma verdadeira cisão entre os clubes que queriam o profissionalismo e os que desejavam manter o amadorismo no esporte. No estado do Rio, em especial, América, Bangu, Fluminense articulavam para adotar oficialmente (já que na prática alguns clubes assim o faziam) o profissionalismo, enquanto o Botafogo era terminantemente contra, contando com apoio do Flamengo e do São Cristóvão. Para adotar o profissionalismo, América, Bonsucesso, Bangu, Fluminense e Vasco fundaram uma nova liga, denominada Liga Carioca de Futebol. Durante o campeonato da A.M.E.A. (entidade que reunia os clubes amadores e que era considerada a liga oficial, já que era vinculada a CBD e à CBF`), Flamengo e São Cristóvão resolveram abandonar a disputa. O Flamengo entrou então no campeonato dos clubes profissionais, que até então só contava com 5 clubes. Neste campeonato de profissionais que, para deixar claro, só tinha 6 clubes (América, Bangu, Bonsucesso, Flamengo, Fluminense e Vasco) o Flamengo ficou em 6º lugar. Neste ano não havia segunda divisão, pois não existia mais nenhum clube profissional no estado do RJ. Logo o Flamengo nunca poderia ser rebaixado. Não houve nenhum tipo de virada de mesa para beneficiar o Flamengo, não havia segunda divisão.

    Este caso é bem diferente do que ocorreu, por exemplo, com o Fluminense em 96 (quando ficou em penúltimo lugar, na zona de rebaixamento, e a CBF cancelou o rebaixamento) e em 99 (quando foi alçado direto da Série C para a primeira divisão com a criação da Copa João Havelange).

    Ao contrário do que dizia Joseph Goebbels, uma mentira não se torna verdade por ser contada mil vezes.

    Como gosto de dizer as coisas com base sobre o que estou falando, coloco abaixo a seção sobre o Carioca de 33 do livro “A história dos Campeonatos Cariocas de Futebol”, de Roberto Mércio.

    ResponderExcluir
  3. Se houvesse rebaixamento,diga-me quais foram os clubes que desceram e subiram da primeira divisao para a segunda do campeonato do Rio desdeb1933 a 1979?

    ResponderExcluir
  4. Essa insistência é porque o galinha dele nunca conseguiu ganhar o mengão em finais e ainda já foi rebaixado!

    ResponderExcluir
  5. Isso é elementar, o campeonato brasileiro começou em 1971, não existe rebaixado antes disso, nem campeão, Palmeiras, cruzeiro, santos e fluminense ganharam título pelo telex, por que queriam que o Pelé fosse campeão brasileiro. Milton é uma piada vende a alma pra ter mídia, as vezes ele estava no momento anunciando algum produto e queria chamar a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Flamengo, Vasco e Fluminense não participaram do carioca de 1933.

    Botafogo foi campeão, justamente porque os três acima mencionados não participaram.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir