sábado, 27 de fevereiro de 2016

Análise: movimentação constante de Cuéllar melhora saída de bola do Fla



Fora da partida contra a Cabofriense (1x0) por conta da expulsão no duelo com o Fluminense (2x1), o volante Cuéllar volta ao time neste domingo, quando o Flamengo enfrenta o Resende, às 17h, em Volta Redonda. E na única vez em que atuou no Carioca, o colombiano melhorou a saída de bola rubro-negra. O GloboEsporte.com comparou as atuações de Márcio Araújo e Cuéllar, os primeiros volantes do Fla nos dois compromissos mais importantes de 2016 até agora: os clássicos contra Vasco e Fluminense. A análise foi pautada nas etapas iniciais de cada um dos jogos, já que no Fla-Flu o gringo acabou expulso aos oito minutos do segundo tempo.

A diferença fundamental entre os dois foi a movimentação de Cuéllar. Sempre que o Flamengo ia sair jogando, o colombiano encostava nos zagueiros, evitando que Wallace e César Martins precisassem armar as jogadas. Pensava rápido e corria em arco à frente dos defensores. Márcio Araújo, apesar dos poucos erros de passe e da velocidade com a bola no pé, demorava muito para dar opção contra o Vasco e por muitas vezes ficava preso diante da marcação cruz-maltina no campo do Fla. Diante disso, o capitão rubro-negro foi obrigado a iniciar as jogadas, o que acabou resultando em erros de passe. Wallace arriscou até dribles quando pressionado e foi bem-sucedido.

MÁRCIO ARAÚJO
Na maioria das saídas de bola em que Paulo Victor optou por um defensor, dificilmente Márcio Araújo se desmarcou dos vascaínos que o cercavam. Por isso, Wallace assumiu o papel de armador de jogadas em muitas situações. PV, por sua vez, abusou de ligações diretas, o que irritou muito o treinador Muricy Ramalho. Confira momentos descritos no vídeo:

1) Aos cinco minutos, Wallace tenta sair, e Márcio Araújo está entre dois atacantes do Vasco. Willian Arão recua, recebe na fogueira e entrega da mesma forma a Márcio, que se livra da bola. Na sequência, o Flamengo perde a posse.
2) Com Arão pressionado à frente de Wallace, Márcio, em vez de recuar e dar opção, caminha lentamente entre dois rivais. O capitão toca em Sheik, que leva o bote, e o Fla perde a bola na sequência.
3) Mais uma vez colocado entre a marcação vascaína, Márcio deixa de ser opção de passe. Arão recua, devolve, e Wallace volta a armar. Fla volta a desperdiçar a posse de bola.
4) Paulo Victor sai em Wallace, que, pressionado, faz a ligação direta. Márcio Araújo estava próximo, mas não se mexeu. Contra o Flu, em jogada praticamente idêntica, Cuéllar colou em César Martins e iniciou ataque veloz.
5) Novamente Márcio caminha enquanto Wallace sai com a bola, mas desta vez o principal erro foi do zagueiro, que podia ter optado por Arão, bem próximo dele na jogada.
6) Marcação do Vasco se adianta e, mesmo com espaço para recuar e pedir a bola, Márcio segue próximo dos adversários. Wallace é forçado a buscar o ataque outra vez.

CUÉLLAR
Cuéllar foi peça importante contra o Fluminense por seu dinamismo. Procurou a todo instante soluções rápidas. Passava e logo se aproximava dos defensores para que estes não acabassem forçados a fazer o papel da ligação. Também não segurou a bola, jogando verticalmente.

1) Logo aos dois minutos, enquanto laterais e zagueiros trocavam bolas, o colombiano acompanhou cada um deles até receber de Rodinei. É bom destacar que a marcação do Flu no campo de ataque não era tão forte quanto a do Vasco.
2) Um erro e um acerto na jogada. O colombiano é rápido para dar opção pela zona central e se desmarca facilmente, porém vai com o pé mole ao receber de Paulo Victor e perde a bola.
3) Após defesa de Paulo Victor, Jorge é acionado na esquerda e, ao ser pressionado, vê Cuéllar, que estava na linha da área, aparecer e receber para a construção de novo ataque.
4) O grande exemplo de sua movimentação no jogo. Recebe de Jorge, toca em Wallace, e corre por trás de Diego Souza, que pressionava a zaga rubro-negra. Em nenhum momento deixa nem o capitão nem César Martins desprotegidos. César recorre ao colombiano, que adianta para Rodinei. A bola vai para o ataque, mas volta aos pés do volante.
5) Assim como Wallace fora pressionado contra o Vasco, César Martins vê Diego Souza se aproximar perigosamente. Cuéllar acelera o passo e liga com Rodinei, que dispara tabela com Cirino e sofre falta no campo de ataque.

Fonte: GE  Netshoes Sansung Bradesco Chevrolet Wizard OLX

Nenhum comentário:

Postar um comentário