Corinthians e Flamengo são disparados os donos das maiores torcidas do Brasil e brigam entre si para se consagrarem como líder neste quesito. Para os torcedores do clube paulista, o primeiro lugar do ranking já é certo, enquanto os rubro-negros, sempre na liderança das principais pesquisas, acreditam que será difícil outro time batê-los.
As redes sociais já marcam presença em grande parte dos lares brasileiros. Com 60% da população com acesso à internet no Brasil, não se pode descartar o poder dessas redes como fontes de pesquisa. Os clubes têm percebido esse crescimento e investido fortemente neste universo.
Por meio das redes sociais, os clubes passaram a adquirir um veículo direto de comunicação com o torcedor, sem precisar passar pelo intermédio, por exemplo, da imprensa. Corinthians e Flamengo são dois dos clubes que aproveitam bem essa conexão, interagindo e informando o seu torcedor.
As duas maiores torcidas do Brasil movimentam milhões na internet, mas é o clube alvinegro que assume a liderança, até com uma boa margem de vantagem para o rival. O Corinthians supera o Flamengo em todas as mais importantes redes sociais. Números que, por sua vez, não seguem as últimas pesquisas Lance!/Ibope, que colocam a torcida rubro-negra como a maior do país, com 32,5 milhões de torcedores, enquanto o Corinthians aparece com 27,3 milhões.
Nas redes sociais, o domínio é corintiano. Confira os números:
Facebook
Corinthians = 10.825.549 milhões de fãs
Flamengo = 10.349.041 milhões de fãs
Twitter
Corinthians = 4.03 milhões de seguidores
Flamengo = 3.3 milhões de seguidores
Instagram
Corinthians = 1.2 milhão de seguidores
Flamengo = 1 milhão de seguidores
YouTube
Corinthians = 178,034 mil de inscritos
Flamengo = 91,275 mil de inscritos
Dados de 25/01/16, às 09h.
Fonte: Torcedores.com
Isso já era esperado. Quem está atrás sempre tenta achar uma forma de se promover.
ResponderExcluirQuem está na liderança não se preocupa com os veículos alternativos e simplesmente os ignora.
Vamos a um exemplo prático?
A Fifa lançou há alguns anos uma pesquisa para eleger o melhor jogador de todos os tempos.
Nós brasileiros sequer repercutimos a tal pesquisa. Pois, para nós e o resto do mundo essa pesquisa não fazia o menor sentido. Pelé é o maior de todos e pouco se discute sobre isso.
Os únicos que insistem em dizer que o maior é Maradona são os argentinos. Só eles puxam, dia sim e o outro também, a inócua discussão sobre quem é o melhor do mundo.
Então, lançada a tal pesquisa, adivinhem quem se mobilizou para votar. O povo argentino,é claro.
Então, o comportamento é idêntico com a torcida do time paulista.