domingo, 16 de agosto de 2015

Diretoria: Vender ou não Jogadores? Samir tem Mercado na Europa e Janela está aberta

Se há algo de elogiável na gestão Eduardo Bandeira é o modelo de administração financeira que em dois anos recuperou parte da saúde do clube.

E, apesar do racha no grupo que assumiu o poder em 2013, o compromisso em reduzir as dívidas fiscais e trabalhistas segue sendo prioridade.

Mas já há um ponto de discórdia. Parte da diretoria alerta para a necessidade de o Flamengo fazer dinheiro com a venda de um jogador este ano _ operação que possa injetar algo em torno de R$ 10 milhões no resultado de 2015.

A outra parte, com a qual o presidente rubro-negro mais se afina, defende as "pedaladas contábeis" que significam ir aos bancos atrás de empréstimos.

O balanço financeiro ficaria bonito, com o superávit em crescimento, deixando o acréscimo no passivo para o exercício de 2016.

Este expediente fere os princípios estabelecidos pelos idealizadores da Chapa Azul, em meados de 2012, que se comprometeram em transformar o Flamengo num clube modelo em termos de gestão.

E foi assim nos dois primeiros anos. Agora, porém, em meses que antecedem um novo período eleitoral, as divergências se acentuam.

Para uns, o clube deve seguir na direção do saneamento, qualificando o elenco e buscando melhores performances com responsabilidade _ há uma série crise financeira afetando as grandes instituições e o Flamengo precisa estar preparado para encará-la.

Para outros, o principal objetivo tem de ser a busca de novas conquistas no futebol, única forma de convencer sócios e torcedores de que o modelo aplicado no início de 2013 merece mais um mandato de três anos.

Talvez não haja certo ou errado na discussão.

Mas o tema, se não tratado com o cuidado que merece, poderá provocar novas baixas na diretoria rubro-negra...

QUEM?

Ainda que haja o consenso, só vejo duas opções atraentes para o mercado: o zagueiro Samir, de 20 anos, cuja metade dos direitos econômicos pertence ao Audax/RJ, e o lateral-esquerdo Jorge, 19 anos, convocado para a seleção olímpica.

Fora estes dois, não vejo quem possa atrair o mercado, deixando em caixa os R$ 10 milhões esperados.

Fonte: Gilmar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário