domingo, 14 de junho de 2015

Consultoria aponta Flamengo como a marca mais valiosa do futebol brasileiro

Fonte: Olhar Crônico Esportivo (Globoesporte.com)
Antes de mais nada, é preciso esclarecer, novamente, que há diversas diferenças entre os estudos da Brand Finance, divulgados aqui há poucos dias, e o estudo feito pela BDO Brasil, sucessora da RCS e BDO RCS. Critérios e metodologias são diferentes. A Brand Finance trabalha com uma visão global, embora seja, naturalmente, fortemente condicionada pela realidade europeia, ao passo que a BDO Brasil trabalha exclusivamente com os dados do Brasil.

No trabalho da consultoria britânica, como já vimos, o Flamengo não aparece entre as 50 marcas mais valiosas do mundo e o São Paulo está à frente do Corinthians, que caiu várias posições. Embora não tenha recebido informações a respeito, o mais provável é que o peso das dívidas do Flamengo e Corinthians tenha contribuído para isso.

As 30 Marcas Mais Valiosas do Brasil

Na edição 2015, a grande novidade é a ultrapassagem do Corinthians pelo Flamengo, que assume a pole position. Um resultado bastante natural, dentro das condições brasileiras, em virtude do excelente desempenho econômico-financeiro do clube da Gávea.

É comum hoje vermos críticas pesadas à gestão rubro-negra, alicerçadas pelo fraco desempenho do time no Campeonato Brasileiro, tão fraco que levou Bandeira de Mello e seus companheiros a, uma vez mais, se comportarem da mesma forma que seus colegas de outros clubes: trocou o treinador. E, o que a princípio não é ruim, mas á liga a luz amarela de advertência, fez uma contratação de grande impacto em todos os sentidos: técnico (Guerrero é excelente atacante), midiático (o assunto dominou as manchetes) e eleitoreiro (final do ano se aproxima e com ele a eleição).

Apesar desses senões, se há um clube hoje no Brasil que pode se dar ao luxo de fazer tal contratação, esse é, sem dúvida, o Flamengo. Só precisa cuidar porque uma andorinha só nada resolve e pode ser o estopim para novas crises, inclusive as piores delas: as crises “de vestiário”.

Esperava já por essa mudança no ranking BDO, não só pela ascensão do Flamengo como também pelo declínio do Corinthians em vários fatores, associado à pasmaceira que há anos domina o São Paulo, que se manteve em terceiro lugar, mas com uma ligeira queda nos números, indicando um viés de baixa para 2016, a menos que no gramado e fora dele o clube apresente reação.

Fonte: Olhar Crônico Esportivo (Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário