sexta-feira, 21 de agosto de 2015

1996 - Jogos Históricos (Flamengo 3 X 1 SÃO PAULO) / Campeão da Copa Ouro Sulamericana

Em 1996, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Vivaldo Lima – demolido para a construção da Arena para a Copa do Mundo do ano passado – pela Copa Ouro. O Rubro-Negro acabou se sagrando campeão ao vencer o Tricolor por 3 a 1, com três gols de Sávio.

A Copa Ouro de 1996 foi a terceira e última edição do torneio, que era organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Participaram quatro times da competição. Além de Flamengo e São Paulo, Grêmio e Rosário Central, da Argentina, disputaram o torneio.

Os escolhidos a participar da Copa Ouro eram com base nos desempenhos anteriores em competições também organizadas pela Conmebol. O Flamengo foi classificado para o torneio após ser vice-campeão da Supercopa de 1995. Já o São Paulo participou por ter sido campeão da Copa Master da Conmebol de 1996. O Grêmio foi chamado por conquistar a Copa Libertadores de 1995 e o Rosário Central, por ser campeão da Copa Conmebol de 1995.

No primeiro tempo o São Paulo apresentou mais volume de jogo, mas saiu perdendo. Aos 13 minutos Fábio Baiano lançou Mancuso, que driblou Rogério Ceni e foi derrubado dentro da área. Sávio cobrou o pênalti no canto esquerdo do goleiro fazendo 1 a 0. O São Paulo partiu para o ataque, sempre em velocidade, e acabou empatando aos 33 minutos. Guilherme cruzou para Aristizábal que escorou em falha da defesa rubro-negra.

Na etapa final, o Flamengo voltou disposto a surpreender o time paulista, atraindo o adversário para sair no contra-ataque. Logo aos 11 minutos, Marques lançou Sávio que penetrou livre, driblou Rogério Ceni e chutou marcando o segundo gol. Aos 17 minutos Guilherme atingiu Fábio Baiano por trás e foi expulso.

Com desvantagem no placar, o São Paulo esmoreceu e o Flamengo continuou insistindo nos contra-ataques, especialmente depois da entrada de Iranildo na vaga de Fábio Baiano. E foi de um lançamento de Iranildo, aos 38 minutos que saiu o terceiro gol com Sávio recebendo a bola e mais uma vez penetrou e tocou na saída de Rogério Ceni.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 3 X 1 SÃO PAULO

FLAMENGO: Roger, Paulo Cesar, Fabiano, Ronaldão e Gilberto; Mancuso, Márcio Costa, Nélio (Adilson) e Fábio Baiano (Iranildo); Marques e Sávio.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luizinho Netto, Pedro Luiz, Bordon e Guilherme; Belletti (Fábio Melo), Sandoval (Adriano), Edmílson e André; Valdir (França) e Aristizábal, autor do gol de honra dos paulistas. 

GOLS: Sávio: 16', 56',83' e Aristizábal 33'

Estádio: Vivaldo Lima - Manaus AM
16/08/1996
Árbitro: Epifânio Gonzales (PAR)
Cartão Amarelo: Guilherme, Pedrou Luiz, Aristizábal (SP) Sávio, Mancuso e Fábio Baiano (FLA)
Cartão Vermelho: Guilherme (SP)

Leiam também as fichas técnicas de outros jogos históricos do Flamengo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário