domingo, 23 de abril de 2017

Fla e Bota decidem o último finalista do Carioca, veja escalações prováveis e onde assistir pela TV



Uma semifinal, dois jejuns. Neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, Flamengo e Botafogo decidem o último finalista do Campeonato Carioca, que vai enfrentar o Fluminense nos próximos dois domingos valendo o título da edição de 2017. De um lado, o Rubro-Negro, maior campeão no Rio de Janeiro com 33 conquistas, mas que não chegou à final nos últimos dois anos – desta vez, terá a vantagem do empate pela melhor campanha. Do outro, o Alvinegro, que não vence o Rubro-Negro há dois anos – ou quatro partidas. Só um dos recentes "tabus" vai cair hoje. Qual será?


Único que ainda não perdeu no Carioca, o Flamengo vai em busca de seu sexto título invicto na história – no que igualaria a marca do Vasco.


Dono do melhor ataque (34 gols) e da defesa menos vazada (10 gols) do campeonato, o Rubro-Negro tenta espantar o retrospecto negativo nos últimos mata-mata pelo estadual: foi eliminado nas semifinais de 2015 e 2016 para o Vasco – quando o torneio não foi dividido em turnos –, perdeu a final da Guanabara de 2017 para o Fluminense e na semi da última Taça Rio de novo caiu para o Cruz-Maltino.

Após ter a semana livre, o time de Zé Ricardo tem a vantagem do empate, mas um desfalque muito importante: Diego, dono do meio de campo rubro-negro, iniciou recuperação de cirurgia no joelho e só volta aos campos no mês que vem. O treinador deve reforçar o meio de campo com Márcio Araújo, William Arão e Rômulo, soltando mais os laterais e também Arão. Sem treinar nas últimas três partidas, o argentino Donatti deve ficar fora da partida. Rafael Vaz joga ao lado de Réver.

O Botafogo chegou ao Rio de janeiro na véspera da partida depois de 11 dias fora do país e de uma viagem de mais de 10 horas do Equador, onde empatou com o Barcelona de Guayaquil quinta-feira à noite, pela Libertadores. Tentando driblar o desgaste de oito jogos nos últimos 30 dias, a equipe de Jair Ventura terá que voltar a vencer o rival se quiser ir à final pelo terceiro ano seguido e buscar seu 21º título estadual. O último triunfo sobre o Flamengo foi em março de 2015, 1 a 0 no Maracanã com gol de Thomas. Nos quatro confrontos posteriores, acumulou três empates e uma derrota.

Apesar do cansaço e de não ter tempo para descansar – quarta-feira já estreia na Copa do Brasil contra o Sport no Nilton Santos –, Jair decidiu usar a força máxima que tem à disposição. Do time que disputou os dois últimos jogos na Libertadores, o técnico tem dois desfalques: o maior deles é Bruno Silva, que tem sido o dono do meio de campo alvinegro e está suspenso. O outro é Emerson Santos, que vem sendo improvisado na lateral direita, mas não está inscrito no Carioca.

No único duelo até agora em 2017, no dia 12 de fevereiro, o Flamengo venceu por 2 a 1, mas o Botafogo jogava com reservas na ocasião. Computando todas as competições e amistosos, já houve 354 clássicos entre os clubes, com 124 vitórias e 544 gols do Fla, 109 triunfos e 509 gols do Bota e 121 empates. Se o retrospecto geral tem maior vantagem vermelha e preta, os números no novo Maracanã estão equilibrados: três vitórias rubro-negras, duas alvinegras e três empates.

FLAMENGO X BOTAFOGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro

Data e horário: domingo, às 16h (horário de Brasília)

Escalação provável (Flamengo): Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Trauco; Márcio Araújo, William Arão, Romulo; Gabriel (Renê), Everton e Guerrero.

Escalação provável (Botafogo): Gatito Fernández, Fernandes, Carli, Emerson Silva, Victor Luis; Lindoso, Dudu Cearense, João Paulo, Camilo; Pimpão e Roger (Sassá).

Desfalques (Flamengo): Conca em estágio final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo. Diego em início de tratamento de artroscopia no joelho direito. Recuperado de cirurgia, Thiago Santos está entregue à preparação física.

Desfalques (Botafogo): Gustavo Bochecha, Jonas, Marcinho e Leandrinho estão no departamento médico. Jefferson, Luis Ricardo e Montillo estão em transição, enquanto Airton, recém-recuperado, só volta na quarta-feira. Bruno Silva e Marcelo estão suspensos, e Emerson Santos não está inscrito.

Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro apita, com os auxiliares Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha

Transmissão: O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos. A TV Globo transmite para RJ, MG (Juiz de Fora), ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho e Leonardo Gaciba); o Premiere e Premiere HD para todo o Brasil (com Júlio Oliveira e Edinho). E a Rádio Globo 98,1 FM e 1220 AM; CBN 92,5 FM e 860 AM (com Edson Mauro, Eraldo Leite, Álvaro Oliveira Filho, André Luiz, Renan Moura, Gustavo Henrique e Marco Vasconcelos).

Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário