terça-feira, 28 de julho de 2015

Escalação Ideal (jogos no Maracanã e na casa do adversário)

Estamos na 15ª rodada do Brasileirão 2015, o Flamengo obteve 6 vitórias,1 empate e 8 derrotas, numa campanha irregular, mas estamos numa recuperação com 4 vitórias seguidas fora de casa, classificação para as oitavas da Copa Brasil e conquista de 8 posições no Brasileirão, com o time saindo da 19ª posição para 11ª posição. Com a chegada de Guerrero, Emerson Sheik, o time começou a engrenar.

Sobre a zaga, o rendimento do Flamengo com Samir e Marcelo é bem significante, vejam esses números (RAIO-X Zagueiros do Fla! Números Reveladores), Samir dispensa comentários, que pena que machuca muito, é o jogador técnico, dá segurança e tranquilidade em campo de defesa, já Marcelo seus números são bem melhores que do Wallace, ano passado mesmo,  contra o Atlético/MG na semi-final foi o melhor em campo junto com Gabriel na vitória de 2 x 0, no jogo de volta Marcelo não jogou suspenso e o time perdeu de 4 x 1. Ano passado também no retorno de Luxemburgo, o Flamengo estava na zona do rebaixamento depois da copa e com Marcelo na zaga o Flamengo 5 vitórias seguidas tirando o time da degola , inclusive fazendo o gol da vitória contra o Vitória da Bahia. Marcelo é jovem, mais rápido, intercepta mais as jogadas, tem muito a crescer, já Wallace já é um veterano, é lento e já até disse que jogar no Flamengo fez o envelhecer 10 anos.

Vou justificar os motivos das escalações do time ideal fora e dentro de casa. Entendo que o Flamengo tem um poder de fogo no ataque, com jogadores velozes e que sabem puxar contra ataque, acredito então, que jogando fora de casa podemos explorar esse quarteto com Everton, Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Guerrero, por que considero que tanto Canteros e Alan Patrick que poderiam atuar como 3º homem de meio de campo tem apresentado um futebol limitado para ser titular no Flamengo, principalmente Canteros, estou até com um impressão que Canteros esteja insatisfeito no Flamengo, pois nem correr pelo time está mais, procurem observar! Mas para isso é essencial que Cáceres e Jonas jogam juntos para compensar na marcação, porque tirando esse dois, os outros jogadores (Luiz Antônio, Márcio Araújo e Canteros) jogam sem raça e ficam somente cercando e observando o adversário jogar.

Para os jogos dentro de casa, os adversários jogam fechados em busca de contra ataque, o Flamengo tem encontrado muitas dificuldades no Maracanã, não adianta encher de atacante que não vai sobrar espaço, temos que ter um time mais compacto dentro de campo, enquanto não tivermos um Elias, Cícero, Felipe Melo, jogadores versáteis , modernos, técnicos e que jogam com campactação, temos que procurar uma saída para o atual momento. 

Os dois últimos grandes títulos do Flamengo foi campeonato brasileiro em 2009 com Maldonado, Airton e Willians (3 volantes) e campeão da Copa do Brasil em 2013 com (Cáceres, Luiz Antônio e Elias (3 volantes), esse terceiro homem é essencial que participe na marcação e ajude o time no ataque, como elemento surpresa, mas não temos esse jogador. Vou dar crédito então para o recém contratado Ederson, pois jogando em casa temos que ter um jogador para criar, um cabeça pensante, estou com esperança que esse jogador possa ser o Ederson, mas para isso teríamos que sacar Cirino ou Everton, que difícil escolha, eu deixaria Marcelo Cirino como opção para o 2º tempo, que desperdício, mas jogar em casa com 4 atacantes praticamente, o time jogaria muito descompactado.

Agora, em relação a lateral direita, considero a posição mais carente do Flamengo, se o Armero soubesse jogar lá!! Seria ótimo! Pará, Airton e Luiz Antônio não são jogadores para ser titular do Flamengo na lateral direita, são fraquíssimos! Verdade seja dita! Léo Móura está fazendo falta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário