Diz a velha máxima do futebol que ‘em time que está ganhando não se mexe’, mas há controvérsias, pois a constante busca pela perfeição é uma das grandes virtudes dos campeões.
Estamos bem colocados, mas longe do estado de perfeição, pois ainda existem times que, na teoria, estão mais bem encorpados. Mesmo no G4, o Flamengo precisa levar o melhor possível pra campo, para solidificar ainda mais, e assumir a liderança de vez.
Novamente teremos o inoxidável Márcio Araújo em campo como titular. Longe de ser um problema, o camisa 8 do Mengão, mas também não tem entusiasmado.
Ele ajuda do seu jeito, mas falta muito para se tornar unanimidade entre os torcedores. O grande problema é falta de inspiração ofensiva, Márcio Araújo com a bola é abnóxio, ele mesmo se limita, tornando-se um destruidor de jogadas, e mais nada.
As últimas apresentações do cabeça-de-área titular absoluto rubro-negro foram apagadas, e algumas falhas foram perceptíveis, receio que o bom momento do Márcio Araújo já tenha passado.
O herói do último título estadual do Flamengo é tecnicamente inferior ao seu substituto imediato, o colombiano Gustavo Cuéllar. Mesmo com poucas oportunidades no time titular, Cuéllar tem a simpatia do torcedor, e assiste do banco a temporada passar.
Não chega a ser uma injustiça, pois Márcio Araújo tem lá os seus méritos para se manter no time principal. Será o destino? Talvez seja, mas quem tem o poder para muda-lo é o treinador Zé Ricardo, que precisa ter autoconfiança suficiente para fazer essa mudança.
Recentemente, Cuéllar entrou contra o Coritiba na vitória do Flamengo lá no Paraná, e deu uma assistência sensacional para o segundo gol. Foi apenas uma amostra da sua capacidade, já o Márcio Araújo não se atreve a fazer jogadas dessa espécie.
Defensivamente, não vejo diferença alguma entre os dois. Mais novo, é provável que o camisa 26 chegue a um nível superior ao experiente volante brasileiro nesse fundamento. Cuéllar tem tudo para evoluir junto com o time do Flamengo.
Não podemos estagnar, o Flamengo ainda tem o que evoluir, se quiser levantar o título em dezembro sem deixar dúvidas. Tá muito bom, mas pode ficar melhor, ainda teremos um turno inteiro pela frente, são 19 rodadas nas quais o cheirinho de hepta não pode dissipar no ar.
Enfim, em minha opinião o Márcio Araújo é muito importante para o time, mas como uma bela opção, uma das melhores peças de reposição de todo o campeonato.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga (Coluna do Flamengo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário