No jogo decisivo a festa estava preparada para o pentacampeonato brasileiro depois de ter massacrado o Botafogo na primeira partida da final, no dia 12 de julho de 1992 quando venceu por 3 a 0.
Na segunda-feira, após a primeira partida da final, um animado churrasco dos quais participaram jogadores do Flamengo e mais especialmente o Alvinegro, naquela época, Renato Gaúcho, definiu um grande desfalque para o Botafogo.
Não tem como se esquecer daquele segundo jogo, o que serviu para deixar todos rubro-negros ligados na TV ou lotarem o Maracanã. Mas para quem achava que o time entraria em clima de festa, apenas para administrar, se surpreendeu com a determinação daquela equipe. O Maestro Júnior, o vovô, com seus 38 anos, tratou de fazer com os botafoguenses mais otimistas desligassem suas TVs ou deixassem o maraca após cobrar falta com perfeição aos 42 minutos do primeiro tempo. Aos 10 da segunda etapa, o atacante Julio Cesar ampliou a vantagem. Todos comemoravam já pela conquista do quinto título. O Botafogo ainda arranjou fôlego para diminuir a humilhação, com Picheti aos 38 e Valdeir aos 43.
Era nosso quinto título brasileiro, que comemoramos como nunca, talvez prevendo que uma grande seca de 17 anos viria e que só terminaria em 2009 com Adriano, Petkovic e Companhia.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 BOTAFOGO
FLAMENGO: Gilmar; Charles Guerreiro, Gelson, Wilson Gottardo e Fabinho, depois Mauro; Uidemar, Júnior e Zinho; Julio César, Gaúcho, depois Djalminha, e Piá. Técnico: Carlinhos
BOTAFOGO: Ricardo Cruz; Odemilson, Renê, Marcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Vivinho, depois Jéferson Gaúcho, Chicão, depois Pichetti e Valdeir. Técnico: Gil.
Gols: Junior aos 42′ do 1º Tempo; Julio César aos 10′, Pichetti aos 38′ e Valdeir 43 do 2º Tempo
Local: Maracanã
Data: 19/07/1992
Juiz: José Roberto Wright
Público: 102.547
Renda: Cr$ 1.936.000,00
Expulsões: Renê e Wilson Gottardo
Fonte: http://flamengo-noticia.blogspot.com.br/
Renato Gaúcho entregou no primeiro jogo. Embolava no ataque do Botafogo e dando espaço para o lateral Piá, que depois sumiu.
ResponderExcluirKKKKKKKKK FLAMENGO ATROPELOU MAS O CHORO ATÉ HOJE É LIVRE
ResponderExcluir5a2 kkkkkkkkkk
ResponderExcluirO publico está errado, eu fui nesse jogo e ninca me esqueci... 122mil pagantes e 145mil presentes
ResponderExcluirtb fui e nao me esqueço o público sendo 144.000 entre pagantes e não pagantes.
ResponderExcluirLembro muito bem desse jogão é o canto da torcida era Chicão cabeçudo e orelhudo
ResponderExcluirTava nesse jogo só não lembro o público! O jogo anterior o Flamengo tinha vencido por 3 a 0 e caiu a arquibancada várias pessoas se machucaram
ResponderExcluir