A classificação do time para as oitavas de final da Libertadores ainda é incerta, graças ao saldo de gols zerado do time a duas rodadas do fim da fase de grupos.
Com nove pontos, mesmo se vencer mais uma partida e terminar com 12, a equipe ainda poderá ser eliminada. Seria a primeira vez desde 2000 que um time ficaria fora das oitavas da Libertadores com tamanha pontuação. Quem ficou fora das oitavas com maior número de pontos somados desde 2000 foi o Audax Italiano (CHI), com 11 pontos em 2007 e eliminado por causa do saldo de gols.
O Flamengo conta ao seu favor com o fato de ter dois jogos em casa. Entretanto, serão justamente contra os concorrentes diretos por uma das duas vagas do grupo - o Independiente Del Valle (EQU) e o Junior Barranquillla (COL). Os adversários, por sua vez, além de enfrentaram o time carioca, terão uma partida contra o Barcelona (EQU), equipe que ainda não pontuou e que é a mais fraca tecnicamente das quatro.
Para se classificar independentemente dos resultados dos rivais contra o Barcelona, o Flamengo precisa de uma vitória e um empate nas partidas que faltam, o que deixaria a equipe com 13 pontos. Se conseguir a vitória sobre o o Del Valle e o empate com o Barranquilla, na última rodada, garantirá além da classificação, o primeiro lugar no grupo.
Apesar da boa pontuação a duas rodadas do fim da fase de grupos, o histórico da Libertadores mostra que ela está longe de ser suficiente para a classificação. Desde 2000, apenas 24% dos times que avançaram para as oitavas fizeram nove pontos ou menos na fase de grupos.