Em 1981, o Flamengo conquistou os maiores títulos que um clube de futebol da América Latina pode almejar. Graças a um verdadeiro ‘dream team’, o Mais Querido se sagrou campeão da Libertadores da América e do Mundial de clubes.
Apesar do Clube de Regatas do Flamengo ser conhecido por possuir a maior torcida do Brasil e do mundo, poucas atitudes foram feitas para que essa marca tão valiosa fosse expandida e ‘consumida’ em todos os cantos do planeta Terra.
Diversos clubes europeus trabalham com afinco a expansão de suas marcas. Não é por acaso, que gigantes do futebol europeu são extremamente populares no continente Asiático e também nos Estados Unidos.
Clubes como Real Madrid, Barcelona, Bayer de Munique, Manchester United e muitos outros, conseguem através de seus respectivos brandings, se transformarem em grandes cases de sucesso.
Traduzindo para o popular, branding significa a gestão de uma marca. Ou seja, tornar a marca mais conhecida e mais atraente, a fim de ser mais ‘consumida’ pelo seu público alvo.
Essa percepção de desejo por consumo de uma marca, não deve se limitar apenas a seus clientes, mas também deve englobar potenciais parceiros e clientes que já tenham uma pré disposição de consumir a marca em questão.
Obviamente que um grande trabalho de branding, automaticamente gera grandes brechas para se construírem excelentes oportunidades de marketing. O que consequentemente pode alavancar um alto retorno financeiro e novas oportunidades de negócios.
Em função desse grande trabalho, os grandes clubes da Europa também são desejados e ‘consumidos’ durante todo ano. Não só por quem reside no continente europeu, mas também por torcedores da Ásia, Estados Unidos e da América do Sul.
Entre as diversas ações de gestão e internacionalização de uma marca, estão
- Vendas de camisas e produtos oficiais,
- Participação em torneios internacionais,
- Participação em amistosos e campeonatos durante a pré-temporada,
- Ações de patrocinadores/parceiros elaboradas para o público local,
- Venda de direitos de transmissão para outros países (inclusive, via internet),
- Ações de marketing que façam interações de torcedores com jogadores,
- Lançamento de produtos sob demanda, para determinadas localidades/países,
- Empreendimentos com a chancela do clube,
- Grande parte das receitas dos clubes europeus, são provenientes dessas grandes ações de marketing.
Com a globalização do mercado, a internacionalização de uma marca deixou de ser um mero capricho do board de qualquer empresa. A internacionalização se tornou essencial para a geração de novos negócios. Até porque, se você não a fizer, o seu concorrente fará. E com isso, limitará ainda mais o seu escopo de atuação no mercado mundial.
A seguir, seguem alguns cases de sucesso entre os tantos já produzidos por clubes europeus:
- Jornal The Guardian – Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Manchester City disputam a International Champions Cup. Clique aqui.
- Globoesporte.com – Manchester United faz tour de amistosos pela Ásia.
- Portal Terra – Real Madrid de olho no fuso horário Asiático..
- Torcedores.com – Real Madrid abre restaurante temático nos Estados Unidos.
- El Commercio – Real Madrid pretende abrir restaurantes na América do Sul.
- Bundesliga.com.br – Bayer de Munique participará da Audit Summer nos Estados Unidos. - FourFourTwo – Borussia Dortmund’s continua a cresces no mercado asiático.
Ao presenciarmos os fatos descritos anteriormente, constatamos que infelizmente o Flamengo sequer engatinha nesse quesito.
Por mais que o clube seja conhecido no exterior, não é possível constatar nenhum crescimento da ‘marca Flamengo’ fora do país.
Não constatamos nenhum engajamento real de novos torcedores e simpatizantes do Mais Querido. Nem mesmo tendo diversos estrangeiros em seu elenco, o clube consegue trabalhar fortemente a sua imagem em países vizinhos da América do Sul.
Essa situação é uma vergonha para um clube que possui umas das maiores receitas anuais da América do Sul.
E torçamos para que os gestores do clube se atentem para essa questão. Afinal de contas, é importantíssima para crescimento institucional e financeiro do clube.
E se os clubes os europeus conseguem realizar esse trabalho com tanto sucesso, o Mais Querido também totais condições de conseguir. Basta ter vontade, trabalho e competência.
Vamos conquistar o mundo fora das quatro linhas. Até porquê: Isso Aqui é Flamengo.
Saudações Rubro Negras.
Fonte: Flando de Flamengo
Nenhum comentário:
Postar um comentário