domingo, 2 de abril de 2017

Designer cria novos modelos de uniforme para o Flamengo



O designer Xico Liborio desenvolveu projeto pessoal para criação de novos modelos de uniformes para o Clube de Regatas do Flamengo, que foi fundado para disputas de remo em 17 de novembro de 1895.


Criado no bairro de mesmo nome, mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.

As cores iniciais foram azul e ouro em listras horizontais bem largas. Entretanto, em 1898, por proposta de Nestor de Barros, houve mudança para as atuais: vermelho e preto, justificada pela dificuldade de se conseguir tecido nas cores iniciais – importadas da Inglaterra – aliada à facilidade em desbotar com o sol e a salinidade da água do mar.

No final do século XIX, o remo dominava o Rio de Janeiro. O futebol começava apenas a aparecer em alguns clubes, mas ainda era olhado com certo temor, pois não estava sendo recebido com entusiasmo pela sociedade carioca. Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912.

Por exigência dos atletas de remo do clube que dos atletas de remo que não permitiam a utilização do mesmo uniforme, o recém formado time de futebol do Flamengo foi obrigado a desenhar uma nova camisa para a disputa de seu primeiro Campeonato Carioca.

Fonte: Show de Camisas

Nenhum comentário:

Postar um comentário