O Fla-Flu nasceu quarenta minutos antes do nada. Nelson Rodrigues definiu assim, o clássico que poderia ser o maior do planeta.
Por uma questão de organização e de marketing, o jogo que todo mundo quer ver hoje é Real Madrid x Barcelona.
O jogo que ninguém podia ver era o Fla-Flu. Até que, felizmente a liminar que obrigava torcida única caiu quase às 17h de sexta-feira.
Dois dias antes do clássico, os clubes unidos decidiram que seria melhor rejeitar a proibição de duas torcidas e jogar com portões fechados. Estávamos a dois dias de um possível Fla-Flu sem nada no estádio, a não ser os jogadores. Nenhum torcedor.
Só não vai acontecer assim, porque Flamengo e Fluminense demonstraram nas últimas duas semanas que rejeitam a primeira lei de Eurico. Sabe a história de que Eurico faz bem ao Vasco, mas faz mal ao futebol brasileiro. Ora, se faz mal ao futebol brasileiro faz mal ao Vasco, parte da estrutura nacional.
O Flamengo e o Fluminense pensam no conceito. São contra a torcida única, porque julgam correto o conceito das duas nações dividindo o estádio.
O Rio é diferente de São Paulo, onde se joga cada um no seu estádio. Hoje, a lógica paulista é ter a torcida do time mandante e 10% do visitante, como na Inglaterra, Itália, Espanha… Não é ruim. Mas é uma realidade particular. Se for possível fazer com duas torcidas, mesmo com cada um no seu campo, melhor.
Fato é que há diferenças em comparação com o Rio.
E semelhanças.
Como saber que definir torcida única pode representar mais problemas. A torcida do Flamengo prometia aproximar-se do Engenhão com exclusividade para tricolores. Neste caso, pode dar mais confusão. O único jeito de acabar com a violência é acabar com a sensação de impunidade. Todo o resto é jogar a sujeita para debaixo do tapete.
Flamengo e Fluminense estão ajudando o futebol a ganhar a briga. Tomara que vençam.
ABAIXO, INFORMAÇÕES E PALPITE:
FLUMINENSE x FLAMENGO
Domingo, Engenhão, 16h
FLUMINENSE – Problemas – Diego Cavalieri (machucado), Orejuela (machucado, dúvida), Scarpa (machucado, dúvida) – Time provável (4-1-4-1) – Júlio César, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Pierre; Scarpa, Sornoza, Orejuela e Wellington; Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga
Últimos cinco jogos – vevvv
FLAMENGO – Problemas – Nenhum – Time provável (4-2-3-1) – Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo e William Arão; Mancuello, Diego e Éverton; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo
Últimos cinco jogos – vevvv
CURIOSIDADE – Fluminense pode ganhar o primeiro turno sem sofrer gol, como aconteceu com Abel Braga como zagueiro do Vasco, no segundo turno de 1977.
PALPITE – Flamengo
Fonte: Blog do PVC
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir