segunda-feira, 13 de julho de 2015

1981 - Jogos Históricos (Flamengo 2 X 0 Cobreloa/Chile) / Campeão da Libertadores da Américas

O Mengão conquistou a América, na noite de sexta-feira, 13 de novembro de 1981, o Flamengo venceu o Cobreloa por 2 a 1, no Maracanã, dando o primeiro passo para a conquista da tão cobiçada Libertadores. Dada a diferença de qualidade entre os dois times, logo fez-se a previsão de que não seria absurdo obter um empate em Santiago, resultado que dava o título ao rubro-negro. Mas o Flamengo teria que superar terrível provação, antes de conquistá-lo.

A pressão da torcida chilena, que superlotou o Estádio Nacional da capital, a truculência da polícia de um país que vivia sob uma sangrenta ditadura militar, liderada pelo general Augusto Pinochet, e a violência dos próprios jogadores do Cobreloa transformaram a segunda partida numa autêntica batalha. Ganha, enfim, pelo time da casa, por 1 a 0, graças a um gol contra de Leandro, ao desviar um escanteio batido por Merello. Quem há de esquecer-se do zagueiro Mario Soto, com uma pedra na mão, distribuindo bordoadas, e dos rojões lançados contra os torcedores e os craques rubro-negros?

Na noite de segunda-feira, 23 de novembro de 1981, Flamengo e Cobreloa disputaram a partida-extra no Estádio Centenário, em Montevidéu. O jogo começou nervoso, e eles nem esperavam que o Flamengo fosse bater também, briga pura. Mas como a gente tinha o time melhor, tomamos conta do jogo, e logo no começo (aos 18 minutos), o Zico deu mole num lance e perdeu a bola já dentro da área, mas aí, a bola procura o craque e voltou direitinho no pé do Galinho. Barbante! E olha que ele ainda perdeu um gol feito no ainda no primeiro tempo. 

Depois do intervalo, só deu Flamengo , o esquadrão carioca não tardou a impor seu toque de bola, fez 2 a 0 com mais um gol de Zico, numa belíssima cobrança de falta, e pôs o Cobreloa na roda, sem dar-lhe chance de esboçar reação. 

Restava o troco derradeiro: fim de jogo, o atacante Anselmo entrou em campo, desferiu o murro do século em Mario Soto, completando a vingança, lavando a alma rubro-negra. Melhor, francamente, impossível, Flamengo campeão da Libertadores das Américas 1981 e rumo à Tóquio!

FICHA TÉCNICA: 

FLAMENGO 2 x 0 COBRELOA

Finalíssima da Taça Libertadores da América 1981 
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU)
Data: 23 de Novembro de 1981
Árbitro: Cerullo (Uruguai) 
Público: 30.200 pagantes
Gols: Primeiro tempo: Zico 18min, Segundo tempo: Zico 39min 

FLAMENGO: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes. Técnico: Paulo César Carpeggiani

COBRELOA: Wirth.Tabile. Paes (Munõz). Mario Soto e Escobar. Jimenez. Marello e Alarcon. Puebla. Siviero e Washington Oliveira. Técnico: Vicente Cantatore. 

Leiam também as fichas técnicas de outros jogos históricos do Flamengo, acessem os links abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário