No balanço financeiro de 2014 publicado pelos 16 principais clubes do Brasil, as receitas apresentaram queda de 3% e chegaram ao valor de R$ 2,9 bilhões. O maior responsável: a transferência de jogadores. Antes responsável por 21% do faturamento em 2013, agora representa 14%. O efeito da derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha e consequente eliminação da Copa pode ser um dos responsáveis. Mas diante de um ano de dificuldades, há quem possa comemorar: o Flamengo lidera o ranking de receitas (R$ 347 milhões) e é o único a diminuir sua dívida. Em 2013, ocupava o topo da tabela, com R$ 757,4 milhões. Em 2014, é de R$ 697,9 milhões.
- Enquanto o mercado está parado, o Flamengo fecha com o maior superávit de sua história. Hoje a gestão do Flamengo é única no Brasil. É o modelo, é a exceção. Está usando o tripé fundamental para o equilíbrio: maximizar receita, controlar gastos e pagar dívidas. Durante sete, oito anos, a gente sempre ouvia que o clube era um gigante adormecido. Todo mundo via o Corinthians e o São Paulo crescendo, e o Flamengo, parado. A partir do momento que esta gestão assumiu o pior clube do Brasil naquela ocasião, tudo mudou – afirmou Amir Somoggi.
O consultor de marketing e gestão esportiva cita como comparação a administração Patrícia Amorim, anterior à atual. Na época, o clube faturava R$ 32 milhões em marketing. Hoje, chega a R$ 80 milhões. Segundo Amir, a diretoria fez a lição de casa. Não tem o time mais competitivo, mas não abusou nos custos do futebol e está pagando dívidas de décadas. Ao passo que clubes como Corinthians, São Paulo e Atlético-MG, entre outros, aumentam seus déficits.
Os clubes que impactaram positivamente os números com superávits foram o Flamengo, com R$ 64,3 milhões, Atlético-PR, com R$ 43,2 milhões, e Vitória, com R$ 268 mil. Todos os demais apresentaram perdas em 2014.
Outro dado interessante: as receitas que mais cresceram em 2014 foram com a TV (R$ 1,04 bilhão), o clube social e sócio-torcedor, com um total de R$ 428 milhões gerados. Os patrocínios e a bilheteria tiveram uma queda nas receitas de R$ 5 milhões cada uma. A bilheteria dos clubes atingiu R$ 295 milhões, e os patrocínios, R$ 443 milhões.
- O contrato com a TV Globo é a garantia para os clubes correrem atrás de empréstimos. Em 2016 haverá renegociação, que pode segurar um pouco a crise. no primeiro ano haverá equilíbrio, mas já no segundo as despesas continuarão crescendo. O contrato com a TV acaba sendo o combustível para os déficits futuros. Os clubes precisarão ser mais criativos para sair dessa situação – alertou Amir Somoggi.
Fonte: Globoesporte
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