Na recente viagem à Europa, o presidente do Flamengo , Rodolfo Landim, visitou a Espanha com um objetivo em mente: compreender a melhor face de cada um dos dois gigantes que dominam o futebol do país e implementar uma junção de ambas no clube carioca. No caso, passagens por Real Madrid e Barcelona .
Landim e os dirigentes rubro-negros que o acompanharam, casos do vice de comunicação e marketing, Gustavo Oliveira, e do vice de consulados de embaixadas, Maurício Gomes de Mattos, beberam o que entendiam ser o melhor de cada uma das fontes em visitas institucionais.
No Real Madrid, a compreensão da gestão do clube e sua abrangência nas mais diversas áreas de mercado. No Barcelona, o estudo mais detalhado do processo que leva a uma metodologia única e abrangente a todas as categorias do futebol do clube.
Landim e companhia desembarcaram primeiro em Madri. Foram recebidos por Juni Calafat, responsável pela captação de talentos para o futebol e velho conhecido de Maurício Gomes de Mattos, além do diretor geral, José Angel Sánchez. No clube merengue, os dirigentes visitaram a estrutura e conheceram as engrenagens de marketing e outros departamentos que fazem o gigante alcançar novos mercados e ser uma marca global.
Um momento de orgulho rubro-negro foi constatar em um mapa mundi de análises internas o Flamengo apontado como referência de marca no futebol brasileiro. Houve o interesse por práticas corporativas do Real Madrid, especialmente na TV do clube, veiculada tanto online quanto em um canal da TV espanhola.
A Real Madrid TV conta com transmissão dos jogos de diversas categorias, da base ao profissional, além do basquete. O modelo de negócios sobre direitos de transmissão também foi alvo do interesse do mandatário rubro-negro.
Neste ano, o Flamengo não fechou acordo para o Campeonato Carioca com a TV Globo e sequer planejou o orçamento com o valor dos direitos da competição. Diante da pandemia do coronavírus, o clube aceitou dividir com a Globo a transmissão da partida contra a Portuguesa, sem receber nada, desde que pudesse também veicular a partida na FlaTV. O jogo contou com 6,5 milhões de visualizações - um milhão simultâneas - no canal rubro-negro no Youtube.
Para fechar a passagem pela capital espanhola, a comitiva rubro-negra teve encontro com o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e assistiu no Santiago Bernabéu ao El Clásico, com vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o Barcelona em LaLiga , com um gol do ex-rubro-negro Vinicius Jr.
Do Santiago Bernabéu ao Camp Nou. No Barcelona, Rodolfo Landim, Gustavo Oliveira e Maurício Gomes de Mattos se encontraram com o ex-lateral Abidal, diretor esportivo do clube catalão, e Franc Carbo, diretor de gestão esportiva.
Em pauta, o desejo rubro-negro de compreender qual a metodologia catalã para escolher o perfil do treinador para todas as categorias do futebol e garantir a estruturação completa dos processos no departamento, unificando a ideia de jogo desde a base os profissionais.
A ideia é replicar o modelo no Ninho do Urubu, com as mesmas práticas desde os garotos até os profissionais. O padrão alcançado pelo time de Jorge Jesus em 2019 é o mote rubro-negro. As visitas institucionais deverão ter contrapartida, com a vinda de dirigentes dos gigantes espanhóis ao Brasil.
Fonte: Espn
Nenhum comentário:
Postar um comentário