domingo, 7 de julho de 2019

Flamengo X Imprensa paulista

Todo amante de futebol adora sentar em seu sofá e acompanhar uma boa e velha “mesa redonda” na TV. Programas que falam tudo sobre o melhor esporte do mundo, o futebol.


Programas que são normalmente formados por jornalistas, ex-jogadores e ex-árbitros. Programas que deveriam falar de futebol de uma forma ampla e imparcial, e que deveriam ter comentários e opiniões coerentes e sinceras, independente das cores das camisas dos clubes e de seu estado.

Mas no mesmo momento em que passamos por uma grande crise no futebol brasileiros, também passamos na impressa esportiva. A grande causa dessa crise está na baixa qualidades de alguns profissionais e principalmente no bairrismo imposto nos programas. Bairrismo esse que é muito acentuado na imprensa paulista, e é dela que falaremos nessa matéria. Porque que a imprensa paulista dá pouco espaço para os times de outros estados? Porque a imprensa paulista acha que só existe futebol em São Paulo? Porque a imprensa paulista odeia tanto o Flamengo?

Claro que não podemos generalizar, como em qualquer meio, existe profissionais bons e ruins. Mas é notório a arrogância e a imparcialidade de alguns profissionais do meio. Hoje os profissionais que mais tem espaço nos programas esportivos são os ligados a times paulistas, e que enxergam os times fora da terra da garoa, apenas como coadjuvantes do futebol brasileiro. Tem uns que defendem com unhas e dentes os clubes paulista e tem outros que além de defenderem, atacam os clubes dos outros estados, e é aí que entra o Flamengo.

Para começar a falar sobre esse assunto, separei um trecho de uma matéria que escrevi a alguns meses atrás:

“Hoje nos deparamos com programas “paulistanizados”, concentrados e fixados no centro econômico do país (São Paulo) e que enxergam o resto do país como uma mera e inexpressiva extensão do filé mignon paulistano. Programas que levantam a bandeira da “corintianização”. Programas que vibram e atuam em prol do objetivo de destronar o Flamengo do posto de maior e mais importante clube do Brasil. E o clube escolhido para receber essa coroa, é obvio, é o Corinthians, tendo como principal carro chefe o título de maior torcida do país, e quem sabe até do mundo. A realidade é que o Flamengo ter este posto incomoda muita gente, e o que mais fere o ego dessas pessoas é de que mesmo eles colocando uma “supremacia corintiana” nos meios de comunicação, não conseguem atingir o nosso nível de popularidade.”

A verdade é que estamos encurralados por programas que não gostam ou não querem falar do Clube Mais Querido do Brasil.

Hoje temos 4 opções de canais quando queremos assistir uma resenha de esporte na televisão: Sportv, Espn, FoxSports e Band.

Agora é só escolher…

Fonte: Coluna do Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário