O IBOPE Repucom divulga o ranking digital dos clubes brasileiros em janeiro de 2018, destacando o crescimento anual dos times com as 40 maiores bases digitais do Brasil.
Ao longo de 2017, os clubes monitorados somaram juntos 15,8 milhões de novas inscrições em suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), um avanço de 14% referente ao ano anterior.
Do total de novas inscrições, 50% (8 milhões) se concentraram em apenas cinco clubes: Flamengo (2,8 milhões), Corinthians (1,8 milhão), Palmeiras (1,3 milhão), São Paulo (1,2 milhão) e Grêmio (1 milhão).
O destaque fica com a equipe do Flamengo que registrou o maior volume de inscritos entre todos os clubes nacionais, mais que o dobro do Corinthians, segundo clube com maior volume de novas inscrições no ano que passou. O time ainda obteve uma importante evolução em seu canal de YouTube, passando de pouco mais de 300 mil inscritos em janeiro para 730 mil em dezembro, um avanço de 143%. Em janeiro de 2017, os rubro negros tinham o 4º maior canal entre os clubes de futebol e encerraram o ano como o maior canal do segmento.
O Grêmio, atual campeão da Copa Libertadores da América, está entre os cinco maiores volumes de crescimento no último ano. Com 1 milhão de novas inscrições, o clube se consolidou como a equipe que mais evoluiu sua base de seguidores da região sul do país. Comparado com janeiro de 2017, o clube obteve mais de 18% de crescimento.
Quanto à evolução das plataformas, o ano passado foi especial para o desenvolvimento do Twitter. A plataforma foi a que mais cresceu entre os clubes de futebol monitorados. Com 7,8 milhões de novas inscrições nas contas das equipes de futebol, o montante de inscritos aumentou 22%, alcançando 42,6 milhões de seguidores das páginas dos times brasileiros.
O Instagram também obteve um avanço importante, superando o montante de novas inscrições do Facebook. A plataforma de fotos e vídeos registrou 3,3 milhões de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes, o que resultou um crescimento de 31% entre janeiro e dezembro de 2017. Dentre as plataformas analisadas, o Facebook foi a que menos cresceu. Considerando todos os times, pouco mais de 3 milhões de novas inscrições foram registradas, o menor volume e variação de crescimento (4,6%) entre as quatro principais plataformas.
O YouTube foi a plataforma que registrou o menor volume de novos inscritos, mas obteve uma evolução de 66,3% na comparação de janeiro com dezembro, a maior variação de crescimento entre as plataformas analisadas.
Fonte: Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário