segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Rueda mexe na parte tática do Flamengo



Contra o Botafogo, Rueda não teve tempo suficiente para impor seu estilo de pensamento e tratou de, na base da conversa e observações, ajustar o que vinha dando errado na equipe.



Uma delas era a defesa não tão próxima, causando diversas enfiadas entre os zagueiros ou nas costas dos laterais.

O técnico então segurou as subidas dos Rodinei e Renê para tirar as diagonais alvinegras e matar o contra-ataque. Desta maneira, acabou com a velocidade do rival e ainda forçou o time do Jair Ventura a atacar com a defesa Rubro-Negra organizada, dificultando o trabalho.

Mais próximos dos beques, os laterais conseguiram fazer uma linha defensiva mais atenta às infiltrações e evitou que houvesse passes entre os jogadores sem a possibilidade de interceptação ou cobertura de um dos atletas.

Outra mudança perceptível diz respeito à distribuição do time em campo. Zé gostava dos jogadores bem próximos um dos outros na fase ofensiva, os apoios do portador da bola mais juntos para fazer o passe. Rueda fez o contrário, forçou a abertura de buracos nas defesas do Botafogo e Atlético-GO com a equipes mais espaçada, os extremos bem abertos explorando velocidade e com jogadas mais verticais. Quem tinha a bola pelo meio buscava sempre o passe em diagonal ou no corredor. Foram assim as oportunidades na quarta-feira e os dois gols do Vinícius Jr, no último sábado. 

Desta maneira, os volantes acabam sendo fundamentais para distribuição do jogo e também participação nas chegadas ofensivas. Por isso Cuéllar e William Arão fizeram boa partida na Copa do Brasil, já que entre as qualidades de ambos está a facilidade em dar um passe mais vertical ou na busca de um companheiro melhor colocado. E por ironia do destino, saiu dos pés do Márcio Araújo o lançamento no primeiro gol do Vinícius, contra o Atlético-GO. 

O trabalho do Reinaldo Rueda requer muito tempo para evolução. Então ele fez o básico neste começo. Mas para um futebol praticado no Brasil, que ainda vive a Era Paleolítica tática, já é uma enorme vantagem.

Fonte: Goal

Nenhum comentário:

Postar um comentário