quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Entenda por que Rueda empolga tanto a torcida do Flamengo



Rejeição aos nomes brasileiros: antes mesmo da confirmação da saída de Zé Ricardo, os torcedores do Flamengo já manifestavam o desejo de contar com Rueda.



O colombiano, nas redes sociais, tinha ampla simpatia dos rubro-negros. Iniciava, desta forma, essa relação...
Treinadores do mercado nacional como Roger Machado - que descartou a sondagem do Flamengo -, Jorginho, Carpegiani, Eduardo Baptista e Fernando Diniz estiveram bem longe da predominância do nome vindo do exterior. Entretanto, como se explicar esse fenômeno?

- Voz da experiência: aos 60 anos, Rueda tem no currículo passagem por clubes colombianos e três seleções. Após o sucesso à frente das categorias de base do futebol do seu país, o treinador foi alçado ao cargo da seleção principal em 2004. Naquela altura, o maior desafio da sua carreira. Com as eliminatórias para Copa em andamento, Reinaldo Rueda fez belo trabalho de recuperação e por muito pouco não colocou a equipe no Mundial de 2006, na Alemanha. Apesar do bom rendimento em campo, a Colômbia ficou a um ponto da repescagem. O sonho, no entanto, de colocar seleções em Copas do Mundo continuou mapeando o seu trabalho. 

Com a modesta seleção de Honduras, o treinador conquistou uma vaga no Mundial de 2010 na África do Sul, algo que não acontecia para o país desde 1982.

Entre 2010 e 2014, o treinador esteve à frente da seleção do Equador, onde também conseguiu êxito na classificação para Copa de 2014. Apesar disto, no entanto, tanto Honduras, em 2010, como Equador, em 2014, caíram ainda na primeira fase dos Mundiais.

- Conquistas recentes: o bom trabalho à frente do Atlético Nacional nos últimos anos aumentou a visibilidade do treinador. A equipe de Medellín ficou marcada pelo futebol vistoso e por títulos expressivos. Nomes como Guerra, Borja, Copete e Berrío se destacaram na equipe. Entre as conquistas estão o Colombiano (2015 e 2017), Copa da Colômbia (2016), Superliga da Colômbia (2016), Copa Libertadores (2016) e Recopa Sul-Americana (2017). Antes, ele também passou por Cortuluá, o Deportivo Cali e Independiente Medellín.

- Perfil estudioso: uma das características de Reinaldo Rueda está na busca recorrente por atualização. Antes de escutar a proposta do Flamengo, o treinador estava na Alemanha aprimorando novos conceitos táticos sobre futebol. Neste período, ele visitou as instalações do Bayern de Munique e esteve em contato com os métodos de trabalho de Carlo Ancelotti. As viagens ao continente europeu para cursos são frequentes na trajetória do profissional. Ele costuma montar suas equipes 4-2-3-1 e 4-4-2.

- Relação positiva com os jogadores: A proximidade com os jogadores é outro item destacado na carreira do treinador. Com uma relação respeitosa, Rueda costuma extrair bom rendimento dos atletas. Somados a isto, ele costuma tentar compreender como cada jogador gosta de jogar.

Desta forma, Reinaldo Rueda deve chegar ao Flamengo e contar com enorme apoio da torcida. O técnico vai conseguir manter o seu sucesso na Gávea? A conferir os próximos capítulos...

Fonte: Lance

Nenhum comentário:

Postar um comentário