Após a goleada por 5 a 1 sobre a frágil Portuguesa, o técnico Zé Ricardo exaltou a qualidade dos reservas rubro-negros e aproveitou para frear a euforia em torno do colombiano Berrío, que vem acumulando boas atuações também na equipe principal. O treinador mostrou felicidade com o retorno de Leandro Damião, autor de três gols na partida, algo que não acontecia desde 2014, e, ao responder sobre o zagueiro Juan, qualificou a atuação como "espetacular".
- Damião é um grande atacante, estava disponível há algum tempo, mas a gente percebia que ainda não estava fisicamente 100%. Achamos importante trazer hoje, dar condição de jogo. É um atleta oportunista, conhece a grande área. Estou feliz pela volta dele ainda mais com três gols - disse Zé.
Zé também falou da sua estratégia para Orlando Berrío na partida do Raulino de Oliveira. O treinador admitiu a possibilidade de utilizar o atacante colombiano desde o início da partida da próxima quarta-feira:
- Importante ter jogador desse. Mas a gente com a estratégia de poder utilizá-lo ou não de início na quarta-feira, queria que ele treinasse também amanhã. Estivesse inteiro para o trabalho. Por isso a opção de começar com ele no banco, entrando só no decorrer.
Sobre os gritos pedindo a entrada do colombiano o, o técnico afirmou:
- Tudo isso faz parte do dia a dia. Torcedor tem o direito de torcer, pedir, mas temos de trabalhar com a razão, números, dados, adversário. Sabemos que temos um grupo forte e podemos usar formações diferentes. Hoje queríamos dar ritmo a parte do grupo que jogou menos esse ano.
Zé Ricardo rasgou elogios quando o assunto foi Juan, autor de um gol de cabeça e de um lindo passe de calcanhar para um dos gols de Damião:
- Espetacular. Zagueiro de rara técnica. Num calendário mais racional, poderia até jogar mais do que joga. Mas às vezes temos um atropelamento de datas que é difícil para um atleta que já está com 36 para 37 anos. Sem cobrança física tão grande nele, com certeza é um zagueiro como poucos aqui no Brasil.
Confira os melhores trechos da entrevista coletiva do técnico Zé Ricardo:
Ao ataque
Estamos trabalhando para que o Flamengo tenha uma essência de jogar,. Sempre foi DNA do Flamengo, importante criar opções no elenco. Todo mundo trabalhando forte. Amanhã já temos treino preparando para quarta-feira. Por isso substituições poupando jogadores. Sobre ataque é consequência de fazer trabalho, todos entendem o que é proposto. Felizes porque ainda estamos no início da temporada. A tendência, se tudo correr bem, é fazer uma equipe mais competitiva. Vamos descansar, comemorar essa noite e pensar na quarta-feira.
Mudanças na equipe titular
Olha a gente vai analisar, amanhã estaremos com o jogo editado. Independente do atleta que jogar ou entrar, o importante é a confiança que depositamos. Tudo o que está acontecendo com a gente é por merecimento. Grupo que se gosta, gosta de trabalhar. Lógico que problemas acontecem, mas faz parte de um esporte coletivo. Todos buscam espaço individual, em prol do coletivo.
Ritmo no segundo tempo
Praticamente definimos a partida com 3 a 1. No segundo tempo era natural ter uma caída, o desgaste é grande, os atletas sem total ritmo de jogo. No geral, fiquei satisfeito.
Gols de falta nos últimos três jogos
Havia cobrança no Flamengo. Há um histórico de bons batedores, maior deles o Zico. O futebol brasileiro estava tendo poucos gols de falta direto. Pouquíssimas equipes fizeram no Brasileiro do ano passado. A gente está sempre treinando, o Lucas Paquetá treina bastante, o Guerrero, Diego, Vaz, Donatti quando é mais distante. Rodinei e Cuellar também. Hoje o Donatti pediu para bater, mas o Lucas pegou a bola com confiança. O Donatti de forma generosa deixou ele bater.
Universidad Católica
Não começou muito bem o campeonato chileno, mas é o atual campeão. Equipe talentosa, muito comprometida. Uma equipe que não desiste em momento algum, mostrou na estreia. Foram mostrar resultado. Term jogador perigosos, Santiago Silva conhecemos. Tem muito peso. Temos que trabalhar esses dias e conseguir fazer um jogo com concentração e intensidade. Flamengo não vai fugir de suas características, tem suas armas, mas tomando precauções que tem que tomar para enfrentar grande adversário fora de casa.
Fonte: GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário