Ao longo da semana, o que mais se falou no Rio de Janeiro foi a presença ou não de torcida mista na decisão da Taça Guanabara entre Flamengo e Fluminense. Após a Ferj anunciar que o estádio Nilton Santos, o Engenhão, ser definido como palco da final do primeiro turno do Campeonato Carioca, a dupla Fla-Flu e mais a Ferj queriam o jogo com a presença dos dois públicos, indo contra uma liminar que impôs, no mês passado, que os clássicos deveriam ter uma só torcida.
Após muita discussão nos bastidores, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) aceitou a decisão e, depois, o desembargador Gilberto Clóvis Farias Matos, da 15ª Câmara Cível, também cedeu. Para o comentarista Juca Kfouri, dos canais ESPN, a postura dos clubes cariocas foi motivo de orgulho e de exemplo para o Brasil todo, e deveria ser seguido pelos quatro grandes de São Paulo.
“O exemplo dado pela Fla-Flu deveria ser seguido pelos quatro grandes de SP. A exemplo da dupla Atletiba (Atlético-PR e Coritiba), a dupla Fla-Flu resistiu a uma medida autoritária, fez pé firme e vai ter um jogo com torcida mista. Imaginar um Fla-Flu, que é um dos clássicos mais coloridos do mundo, com torcida única ou com portões fechados é um tiro no coração do futebol”, opinou o comentarista no programa Linha de Passe da última sexta-feira.
Atualmente todo clássico disputado em SP deve ser disputado com apenas a torcida do clube mandante – medida imposta pelo Ministério Público em abril do ano passado após morte de um torcedor antes do clássico entre Palmeiras e Corinthians, no Pacaembu.
No PR, Atlético-PR e Coritiba romperam com a TV Globo local no Campeonato Paranaense e jogaram o clássico de meio de semana com transmissão pelo Youtube e pelo Facebook de ambos os clubes. Essa foi a medida elogiada por Juca em seu raciocínio para se referir ao Fla-Flu.
Fonte: Torcedores.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário