O presidente do Sintrace-RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro), Marçal Mendes, afirmou nesta segunda-feira (7) que árbitros brasileiros são pressionados para que não cometam erros em jogos do Palmeiras. Segundo ele, essa pressão vem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do próprio presidente da confederação, Marco Polo Del Nero, que também é conselheiro vitalício do Palmeiras e do sócio benemérito do clube.
"Se o árbitro erra contra o Palmeiras, lá dentro [do estádio do clube], fica fora da escala [para outros jogos]. Duvido que seja indicado para uma vaga da Fifa", afirmou Mendes. "Todo mundo sabe o motivo. Sabe que Marco Polo é sócio benemérito do Palmeiras."
Marçal discursou nesta tarde de segunda-feira numa audiência pública promovida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), no Rio de Janeiro. Lá, o sindicalista afirmou que os árbitros brasileiros estão sujeitos a pressão por terem uma relação trabalhista frágil com a CBF, que escala a arbitragem. Ao apitar jogos do Palmeiras, acabam sujeitos a uma pressão ainda maior.
O UOL Esporte entrou em contato com o Palmeiras, que disse que não comentará o assunto. A reportagem também tentou conversar com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e com o Coronel Marinho, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, às 17h, mas ainda não teve resposta.
Mendes é autor de uma denúncia que motivou a abertura de um inquérito no MPT sobre a situação da arbitragem nacional. A investigação é tocada pelo procurador do Trabalho, Rodrigo Carelli, há mais de um ano. Conforme o Blog do Rodrigo Mattos já revelou, Carelli já detectou que a escala de árbitros brasileiros não segue critérios objetivos.
Mendes disse que a CBF evita determinar regras claras para escala de árbitros justamente para que possa manter certa pressão sobre a arbitragem. Mendes disse que, desde de que Del Nero assumiu à CBF vindo da FPF (Federação Paulista de Futebol), erros contra clubes paulistas têm sido tratados com mais rigor pela CBF. "Erros contra paulistas têm mais repercussão", disse.
Além de Mendes, do Sintrace-RJ, participaram da audiência púbica representantes da Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol) e outros sindicatos de árbitros. A CBF não enviou representantes à sessão. A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) tinha delegados na audiência.
Fonte: Uol
Só cego que não enxergava essa armação, todos nós há sabíamos que já está comprado a vitória do palmeiras carta marcada.e agora ???
ResponderExcluirSó cego que não enxergava essa armação, todos nós há sabíamos que já está comprado a vitória do palmeiras carta marcada.e agora ???
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkk e o mundial do Palmeiras é resultado de corrupção a FIFA nessa época foi super corrupta então foi comprado essa decisão absurda da FIFA também o flamengo não deve reclamar muito não porque também é bastante beneficiado com "ERROS" de arbitragem não é mesmo? .
ResponderExcluirErros de arbitragem é uma coisa roubo de arbitragem é outra coisa bem diferente.
ExcluirMais isso só acontece no nosso pais onde professores recebem menos que um vereador.
Deputados senadores corruptos metem a mao no dinheiro do povo.
E por ai vai essa corrupçao e futebol e nas emissoras de tv policias etc...
Kkkkkkkkkkkkk e o mundial do Palmeiras é resultado de corrupção a FIFA nessa época foi super corrupta então foi comprado essa decisão absurda da FIFA também o flamengo não deve reclamar muito não porque também é bastante beneficiado com "ERROS" de arbitragem não é mesmo? .
ResponderExcluirMe fala onde o Flamengo foi beneficiado aí o Flamengo foi roubado durante todo campeonato sacana pontos que nos tiraram a chance de está talvez até acima do palmeiras que esse sim foi bastante beneficiado
ExcluirDesde quando o Parmeira tem mundial?
ExcluirTudo flamengo agora vam tomar vergonha na cara e punir os caras de paú, expulsarão o Márcio Araujo na maior cara dura,meterao a mão na bola dentro da área, o árbitro nada fez esse presidente da CBF tem que ser evacuado do esporte,junto com essa corja dele,como diz CBF,STJD,vcs são uma vergonha beneficiar um clube a ganhar um título no tapetão ah!...me ajuda ai pó.
ResponderExcluirTudo flamengo agora vam tomar vergonha na cara e punir os caras de paú, expulsarão o Márcio Araujo na maior cara dura,meterao a mão na bola dentro da área, o árbitro nada fez esse presidente da CBF tem que ser evacuado do esporte,junto com essa corja dele,como diz CBF,STJD,vcs são uma vergonha beneficiar um clube a ganhar um título no tapetão ah!...me ajuda ai pó.
ResponderExcluirnossa agora é assim todos sempre tem um lado so pq favorecel palmeiras e mimi qto favorece o flamengo e fica de bico calado pois nos favorecel aaa tenha me dó ja que assim deveria reaver todos os jogos de todos os campeonatos sempre tem algum erro da arbitragem... NAO ADIANTA O MIMI FUUTEBOL EH ASSIM ....
ResponderExcluirbota o video ao inves da foto pra ve se realmente foi isso pois a imagem nao esta clara
ResponderExcluirGente! Quantas injustiças já aconteceram no futebol? Houve erros dos dois lados. É só observar. Antes os paulistas reclamavam o favorecimento da CBF aos times cariocas. Vejam o caso Fluminense não descer e outros casos do tapetão. Enfim, não vale à pena brigar por futebol porque só vai melhorar quando tiver o juiz de TV que revê um lance a pedido do juiz de linha. No voley os técnicos tem direito a duas revisões por jogo, por exemplo. O mais importante é que o palmeiras está fazendo por merecer estar na ponta. O Flamengo só ganhou 3 pontos nos últimos 12 disputados. Vai dizer que tudo é culpa dos juízes!
ResponderExcluirladrões!
ResponderExcluir