Bola na grama, barreira formada, aquele silêncio. A viagem até a gaveta, a rede estufada. Com esses caras, falta sempre foi como pênalti. Talento, precisão e muito treinamento levaram alguns nomes do futebol brasileiro a um nível de decisão na bola parada capaz de botar medo em todos os adversários.
Didi tinha a folha seca, Rivellino era a patada atômica. A cobrança por baixo da barreira virou marca registrada de Ronaldinho. Juninho tem gol "monumental" de falta que virou música. Branco classificou o Brasil em 1994 com uma pancada daquelas. Roberto Carlos deu uma curva na pelota que a ciência não explica. Com sua venenosa trivela, Neto fez um dos gols mais incríveis da história do Maracanã, em 1991.
Nelinho assombrava os rivais, rezando a lenda que tinha adversário que virava de costas na barreira só para conferir o gol que era certo. Zico é praticamente unanimidade no quesito, e a nova geração pede passagem com Willian, que tem feito muitos gols de falta pelo Chelsea, e Neymar, que ajudou o Brasil a faturar a medalha de ouro na Olimpíada com uma bola na gaveta no Maracanã.
Mas, afinal, quem são os melhores brasileiros da história? No vídeo acima, dá para ver que a opinião é muito variada na redação do GloboEsporte.com. Por isso decidimos ir a campo e ouvir os próprios mestres para formar o ranking ao lado. Cada especialista - depois de uns palavrões que denotavam grande dúvida - votou no seus três melhores. A única regra foi que não valia votar em si. Assim como na eleição de melhor do mundo da Fifa, o primeiro indicado levou três pontos, o segundo, dois, e o terceiro, um. Somada a pontuação, o ranking teve Zico como campeão com grande margem de distância. Marcelinho e Nelinho também foram bem votados.
Fonte: GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário