segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ESPN: Manipulação vergonhosa! Nem começou 2016, FERJ já Beneficia Vasco e Botafogo, vejam!

O Campeonato Carioca de 2016 nem está perto de começar, mas já conta com clubes de lados bem distintos. No regulamento da competição, a Ferj incluiu em seu regulamento um artigo que beneficia Vasco e Botafogo em clássicos cariocas. O caso veio à tona dias depois do aval da CBF para a Liga Sul-Minas-Rio, que terá a participação da dupla Fla-Flu. Em contato com a reportagem, a entidade garante que o regulamento não sofreu modificação desde o dia 10 de agosto deste ano. De acordo com o parágrafo quinto do artigo 18 do regulamento do Carioca-2016, os mandantes dos clássicos na fase inicial da competição serão sempre o campeão e o vice-campeão da edição anterior, exceção feita no confronto entre si.

Ou seja, quando Vasco e Botafogo, campeão e vice-campeão de 2015, enfrentarem Flamengo ou Fluminense na primeira fase serão sempre mandantes do clássico. A medida de beneficiar os dois primeiros colocados da edição anterior terá efeito pelos próximos cinco anos e vale apenas para a primeira fase da competição. Em semifinal ou final, por exemplo, ela não será aplicada. Há dois efeitos práticos: Vasco e Botafogo poderão determinar o lado de suas torcidas nos jogos e, além disso, o preço a ser cobrado nos ingressos destas partidas.

O regulamento já tinha a previsão de que o mandante de cada clássico escolheria o lado de sua torcida especificamente no Maracanã. Mas, agora, dá plenos poderes a Vasco e Botafogo. Em 2015, o Carioca teve a briga entre Vasco e Fluminense pela localização das torcidas no Maracanã. O presidente vascaíno, Eurico Miranda, se recusou a jogar no estádio com sua torcida do lado esquerdo das cabines de imprensa, contrariando a tradição. O Fluminense alegou ter em contrato com o Consórcio Maracanã o direito de manter sua torcida do lado direito das cabines em todo jogo que disputar no estádio. O clássico, então, acabou disputado no Engenhão.

Confira os artigos polêmicos:

Artigo 18 –

§ 5º – Nos clássicos da primeira fase, o campeão e o vice-campeão do campeonato imediatamente anterior da série A de profissionais, quando não jogarem entre si, terão o mando de campo.

§ 6º – Nas partidas realizadas no Maracanã, a associação que tiver o mando de campo terá o direito de determinar o posicionamento de sua torcida.

Artigo 21 – 

Os preços dos ingressos serão definidos pelos respectivos detentores do mando de campo, observadas em quaisquer casos as disposições legais e regulamentares sobre meia-entradas, gratuidades, cortesias e outras situações previstas em lei, em cada estado ou município

Fonte: ESPN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário