A relação entre Flamengo e Consórcio Maracanã já atravessou mares turbulentos, principalmente no início do convívio, em 2013, com trocas de notas oficiais, reclamações ao Governo do Estado. Mas, ao menos na parte comercial, as partes têm se ajustado nos últimos tempos. O tom é mais ameno de ambos os lados e o discurso afinado foi mantido na apresentação da parceria de ambos com o jogo Pro Evolution Soccer (PES) nesta quarta-feira.
Flamengo e Maracanã foram procurados de forma separada pela Konami, produtora japonesa responsável pelo jogo. A partir de determinado momento, ambos entenderam que a junção de forças seria mais determinante nas conversas, com a presença de ambos no game. Dito e feito, os dois lado se sentaram para negociar com os japoneses.
“Para o Maracanã é um momento especial, não só pela Konami, mas a parceria com o Flamengo. A representação do futebol no videogame reproduz um pouco a mitologia no futebol no que acontecia nas figurinhas, nas revistas. Nada mais natural do que Flamengo e Maracanã estarem juntos nessa representação. É a casa do Flamengo. É o primeiro passo para Flamengo e Maracanã estarem juntos comercialmente. Juntos somos mais fortes”, disse o diretor de marketing do estádio, Marcelo Frazão.
Há, no entanto, sempre espaços para rusgas, principalmente quanto ao contrato assinado por ambos no início de 2014, com validade de três anos. Embora nomes que endureciam a negociação com o estádio, como Luiz Eduardo Baptista, o Bap, ex-vice de marketing, e Rodrigo Tostes, ex-vice de finanças, tenham deixado a gestão rubro-negra, o atual vice de planejamento, Flávio Godinho, reclamou das cobranças no estádio após mandar a partida conra o Avaí na Arena das Dunas, em Natal. Foi rebatido por meio de nota oficial.
Recentemente, o anúncio da parceria do Flamengo com a Jeep, patrocinadora que injeta R$ 4,5 milhões no clube até o fim do ano, foi realizada no estádio. O evento ocorreu na tribuna de honra do estádio com participação de estrelas, como a jornalista Glória Maria e a atriz Fiorella Mattheis. A parceria entre clube e estádio também foi ressaltada na apresentação do PES 2016.
“Ele (Maracanã) foi customizado para trazer a experiência mais real possível quando você está na arquibancada. Vão ter cânticos da torcida, pensamos em detalhes. As placas de publicidade no entorno, por exemplo, serão do nosso torcedor. Todos os uniformes vão estar representados no jogo. Foi um trabalho a seis mãos, de Flamengo, Konami e Maracanã”, disse Dirceu Júnior, gerente de marketing do clube.
Internamente, o contrato assinado com o Maracanã e válido até o fim de 2016 ainda é alvo de questionamentos e alguns pontos de insatisfações no clube. Mas o clima é mais ameno. Atualmente, o Flamengo ainda deve o Consórcio cerca de R$ 26 milhões contraídos por meio de empréstimos com adiantamentos de receitas de bilheteria. No orçamento esboçado para 2016, a diretoria considera a quitação da dívida.
Fonte: ESPN
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