Em 26 de agosto, o Programa Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra completou seu 29º mês de existência. E se mantém em pleno renascimento! Em junho tinham sido 3.765 adesões líquidas, o melhor resultado em 19 meses, em julho foram 7.998, e em agosto 5.541 adesões líquidas. Como pode ser visto no gráfico abaixo, é muito expressivo o resultado acumulado de 17.304 adesões na soma destes três meses.
Antes mesmo de que se complete o 10º trimestre de vida do programa, o que se vê é claramente a expressividade do período recente no Programa Nação Rubro-Negra. Após um longo período estacionado, o programa voltou à vida.
O Flamengo tem o 6º maior volume acumulado de adesões líquidas, ainda que o ticket médio do programa rubro-negro seja bem maior do que os dos demais clubes. As estrelas de 2015 em total de adesões são o Tripé Paulista. Enquanto o Flamengo colocou 18.294 STs a mais em relação ao fim de dezembro de 2014, o Palmeiras aumentou em 65.055 STs, o Corinthians aumentou em 47.610 STs e o São Paulo aumentou em 37.735 STs. O quarto no ranking do ano é o Internacional, que aumentou 19.529, seguido pelo Sport Recife, com 18.653.
A diretoria errou feio na estratégia. Inverteu a ordem dos fatores! Agora fez o certo: investir primeiro e obter o crescimento do Sócio-Torcedor depois, e não o contrário, como insistiu em clamar à torcida (lembre-se da promessa: "se chegar a 80 mil sócios teremos outro Cirino"). O Sócio-Torcedor disparou depois da chegada de Guerrero e da montagem de um time mais competitivo, financiando parte do investimento (ninguém nunca pediu loucuras ou engenharias financeiras estranhas).
Fonte: Livro A Nação
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