As reprises de títulos antigos de São Paulo e Vasco neste domingo (24) pela Globo não emplacaram na audiência, nas respectivas praças onde foram exibidas.
Tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro, a emissora carioca marcou baixos índices de Ibope e chegou a ser ameaçada em vários momentos nas duas capitais pelo programa da apresentadora Eliana, do SBT.
Segundo dados prévios de audiência, obtidos pelo UOL Esporte, que podem sofrer alterações no consolidado, a final do Mundial de Clubes em 2005 entre São Paulo e Liverpool marcou 11 pontos de média com picos de 12. Já no Rio, a final da Libertadores de 1998 entre Barcelona (EQU) e Vasco fechou com 12 pontos, mas atingindo picos de 14.
Com Flamengo 2x1 River Plate, no último domingo (17), a Globo obteve ótimos números. No Rio, a emissora registrou uma impressionante média de 18,3 pontos e um pico de 22 pontos durante a exibição da vitória do Flamengo sobre o River Plate na final da Libertadores de 2019, em Lima. No mesmo horário, o SBT fechou com 7, a Record ficou com 5 e a Band obteve apenas 1 ponto. Entretanto, os números de São Paulo ficaram abaixo da meta. O título mundial do Corinthians sobre o Chelsea, em 2012, registrou 14 pontos na média e apenas 15 de pico na Grande São Paulo. O número é o mesmo em relação aos piores desempenhos de jogos da seleção masculina de futebol, com as reprises das finais da Copa das Confederações de 2013 e 2005, nos dias 19 de abril e 3 de maio, respectivamente. Mas o título mundial do Timão teve um pequeno agravante.
No mesmo horário deste domingo (24), Eliana e seu programa no SBT, que exibia a reprise de um conteúdo do ano passado, marcou 9 pontos em ambas as capitais. Principalmente no primeiro tempo de ambas as partidas, a estrela do canal de Silvio Santos chegou a ficar apenas um ponto da liderança contra as reprises do futebol nos números do Ibope.
Às 16h45, no Rio de Janeiro, por exemplo, Eliana chegou a estar com 9.1 pontos de Ibope contra 10.2 do título vascaíno. Na capital paulista, às 17h01, enquanto a final histórica do São Paulo estava com 10.7 pontos, a loira do SBT atingia 9.7 pontos de Ibope naquele momento. No entanto, em nenhum momento Eliana chegou a liderar contra os jogos.
O que chama a atenção foi a queda das partidas. A reprise da final da Libertadores de 1998 no Rio de Janeiro recebeu com 17 pontos do filme da sessão "Temperatura Máxima". Em dez minutos, os números desabaram seis pontos, indo para a casa dos 11 pontos. Em SP, o filme entregou com 15 pontos e o título do São Paulo derrubou em quatro pontos.
Tais quedas tão grandes podem significar um desgaste no modelo de reprises de jogos antigos, uma novidade em tempos de pandemia do coronavírus e paralisação de campeonatos. Apenas a reexibição do pentacampeonato mundial da seleção brasileira e a final da Libertadores 2019, entre Flamengo e River Plate (ARG), exibida na semana passada, conseguiram chegar na marca de 18 pontos de audiência que a Globo pretendia alcançar com estes jogos clássicos.
Na semana que vem, para São Paulo, será mostrada a final da Libertadores de 1999 entre Palmeiras x Deportivo Cali (COL). Já no Rio de Janeiro, o jogo do título do Fluminense contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro de 2012, é a reprise da vez.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário