A vitória do Santos e a derrota do Atlético-GO decretaram que tem uma vaga a menos para a classificação à Libertadores do ano que vem e também na fuga do rebaixamento.
Na outra ponta da tabela, cinco clubes correm o risco de disputar a Série B do ano que vem. Desses, os três que ocupam o Z-4 estão com a mesma pontuação.
Sendo assim, existem seis times na busca por duas vagas para a competição internacional.
Na outra ponta da tabela, cinco clubes correm o risco de disputar a Série B do ano que vem. Desses, os três que ocupam o Z-4 estão com a mesma pontuação.
Na Libertadores, o time que mais aumentou suas chances de classificação e alcançou a maior porcentagem entre os clubes que ainda não estão garantidos foi o Flamengo. Agora com 88% de chance, o Rubro-Negro carioca estava com 54% antes da vitória em cima do Corinthians por 3 a 0. Em sétimo, e fechando o atual G-7, está o Botafogo, que manteve os 62% com o empate com o São Paulo. Todos os números são do matemático Tristão Garcia, do site "Infobola".
Entre os times que estão fora da zona, destaque para o Atlético-MG, que chegou a 16% de possibilidades de conquistar a vaga. Logo atrás está o Vasco, com 14% e é seguido por Bahia, que diminuiu de 26% para 10%. Os times com menos de 10% são Atlético-PR que subiu para 6%, enquanto a Chape perdeu seis pontos percentuais e agora está com 4%
RISCO DE REBAIXAMENTO
Cinco times correm o quanto podem na batalha para fugir do Z-4. Os que estão em situação mais crítica são Avaí (88%), Sport (84%), Ponte Preta (79%) e Vitória (45%). A única exceção é o Coritiba, que tem apenas 4% de risco de queda e até com um empate na próxima rodada pode eliminar a possibilidade de queda, mas dependeria de outros resultados.
Com a mesma pontuação, Avaí, Sport e Ponte Preta prometem uma briga emocionante para evitar o rebaixamento. Nas contas de Tristão - que leva em conta todo o desempenho dos times e de seus adversários ao longo do campeonato - os catarinenses são os que tem a situação mais delicada, além de ter uma vitória a menos, o que pode ser considerado no critério de desempate.
Já o Rubro-Negro pernambucano e o Alvinegro paulista possuem uma porcentagem um pouco menor. No caso da Macaca, a chance é mais pequena já que tem um confronto direto contra o Vitória na próxima rodada, em casa. É como se houvesse um quadrangular e somente um time escapa, segundo Tristão Garcia.
- A Ponte tem a chance de, em casa, puxar o Vitória para a zona de rebaixamento. É o campo que vai decidir. Agora não há um favorito claro para escapar. O Vitória tem um pouco mais de chance de escapar e os outros três estão buscando sair. Eles tem um risco alto, mas principalmente o confronto direto pode definir tudo. É a última cartada da Ponte, o diferencial.
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário